Nota de Pesar do PT pelo falecimento do companheiro José Aldemir

O professor deixa uma escola de pensamento para além dos pesquisadores que formou, com uma contribuição inestimável nas instituições que passou

Reprodução

José Aldemir de Oliveira, 66 anos, amazonense do Careiro da Várzea, faleceu na noite desta sexta-feira dia 22/11. Ele estava passando pelo tratamento de um câncer e teve uma parada cardíaca que o levou a óbito. Fundador do Partido dos Trabalhadores e do Núcleo do PT de Petrópolis, no Amazonas, José Aldemir lutou aguerridamente na trincheira da esquerda, em favor dos trabalhadores e dos povos da Amazônia, como grande intelectual que se tornou. Professor de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, desde 1985, deixa um legado importante no âmbito da ciência e tecnologia do Brasil e da Amazônia.

Com uma carreira respeitável, José Aldemir assumiu a grande missão de implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, sendo o seu primeiro Diretor-Presidente, em seguida tornou-se Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas e Reitor da Universidade do Estado do Amazonas. Foi fundador do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e do Programa de Geografia, ambos da Universidade Federal do Amazonas. Publicou em torno de dez livros e várias outras produções científicas. Foi, pois, o baluarte da ciência e tecnologia na região, tendo o olhar sempre voltado para a Amazônia e sua gente.

Este homem simples, companheiro de lutas e ideais, com o seu jeito manso de falar, revolucionou o sistema de financiamento à ciência e tecnologia na Amazônia Ocidental, no limiar do século 21, com o suporte fundamental do Governo de Luís Inácio Lula da Silva, seu companheiro de ideais que se tornou Presidente do Brasil e alavancou a ciência, distribuindo os recursos com a Amazônia. Um visionário que prestou um grande serviço ao desenvolvimento social dos povos da Amazônia.

O companheiro e Prof. José Aldemir deixa uma escola de pensamento para além dos pesquisadores que formou; uma contribuição inestimável nas instituições que passou e um campo de conhecimento fortalecido por sua dedicação e expertise.

O PT Amazonas e sua militância vêm externar seu pesar e condolências a família a e a todos que compartilharam sonhos, ideais e lutas com o companheiro Prof. José Aldemir de Oliveira.

Companheiro José Aldemir presente! Agora e sempre!

Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores do Amazonas – PT-AM

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast