Nota do PT: solidariedade à vereadora Natália Bonavides

Vereadora tem trajetória marcada pela luta em defesa dos direitos humanos, auxiliando jurídica e politicamente movimentos sociais como o MST

Agência PT

Nota de solidariedade

A Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores e as bancadas do PT na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, através desta, vêm manifestar solidariedade à vereadora do PT de Natal/RN, Natália Bonavides, que se tornou alvo de ameaças de morte e de estupro nas redes sociais, após manifestar, em sessão da Câmara Municipal de Natal, críticas à política de segurança pública desenvolvida no estado do Rio Grande do Norte, repudiando ainda a atuação de grupos paramilitares.

Natália Bonavides tem sua trajetória marcada pela luta em defesa dos direitos humanos, auxiliando jurídica e politicamente movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Como parlamentar, destaca-se na defesa da valorização dos servidores públicos, incluídos os trabalhadores e as trabalhadoras da segurança pública, assim como na defesa das pautas identitárias.

Defendemos o livre debate de ideias e o direito à livre manifestação, mas não vamos tolerar ameaças que têm como objetivos impor medo e silenciar aquelas e aqueles que dedicam suas vidas à defesa dos oprimidos. Quando ameaçam Natália Bonavides ameaçam também a democracia e a soberania do voto popular. Toda e qualquer ameaça será denunciada e judicializada, para que os responsáveis sejam devidamente punidos.

Não existem soluções fáceis para a problemática da violência, mas não podemos regredir à época do bang-bang. Violência não se combate com mais violência, mas sim com políticas públicas de geração de emprego e renda, de moradia, de educação, de cultura. Os trabalhadores e as trabalhadoras da segurança pública merecem respeito e valorização profissional, e respeitá-los também significa não conduzi-los a uma guerra que só produz mortes e mais violência.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal e as autoridades do estado do Rio Grande do Norte devem tomar as medidas cabíveis para cessar as ameaças e garantir a segurança da vereadora Natália Bonavides. Seguiremos lutando em defesa de um Brasil e de um Rio Grande do Norte onde cada cidadão e cada cidadã possa viver com dignidade e ser feliz.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Paulo Pimenta
Líder do PT na Câmara dos Deputados

Lindbergh Farias
Líder do PT no Senado Federal

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast