Nota de Solidariedade à vereadora Professora Juliana

Vereador de outra cidade ataca parlamentar do PT e apresentadores zombam de violência política de gênero

Site do PT

As secretarias Nacional e Estadual de Mulheres do PT se solidarizam com a vereadora de Americana (SP), Professora Juliana, que após ter sofrido um ataque do vereador Coragem, da cidade de Santa Barbára do Oeste, depois de lembrar em plenário que não existe tratamento precoce contra Covid-19, conforme reconhece a própria Organização Mundial de Saúde , e que o Governo Bolsonaro provoca um verdadeiro genocídio, em cima de desinformação e mentiras, sofreu com uma tentativa de ridicularização, de dois apresentadores de um programa de televisão.

Na investida do Vereador, além de disseminar mentiras através de frases feitas, sem qualquer respaldo científico, validando as falas negacionistas do governo bolsonaro, ele faz uma ameaça de violência física, incentivando a violência contra mulheres e o feminicídio. Tipo de crime que só tem aumentado nos últimos anos, principalmente por ser validado por figuras públicas, como a do Vereador, que ao invés de usar seu espaço de fala para coibir e combater a violência, usa para propagar intolerância e ódio.

Esse ataque acabou reforçado por dois apresentadores, que além de desinformação, reverberaram ódio e misoginia, e ridicularizaram a democracia e o direito, conferido pela Constituição Federal, de parlamentares se expressarem livremente. Além de amenizar e fazer graça com a ameaça do vereador.

Lembramos que esse tipo de construção da mídia e da imprensa valida a violência política de gênero e reforça a misoginia entre a população, que esse tipo de conduta faz com que mulheres que ocupam espaços de poder, principalmente na política, sejam alvo de ameaças e injúrias.

Vale ainda reforçar que ambos ataques são crime, e que as Mulheres do PT têm denunciado e dado todo o suporte para que nenhuma mulher se sinta sozinha ou desamparada. Que a assessoria jurídica do Projeto Elas por Elas já entrou em contato com a Vereadora para tomar as medidas possíveis.

Mais uma vez, é necessário lembrarmos que estamos entrando em um estado de exceção, reforçado por condutas levianas, como a dos três envolvidos, e que mais que nunca se faz necessário denunciar qualquer tipo de conduta que tente de alguma forma impedir o exercício de mandatos conquistados democraticamente, além de garantir toda a segurança e saúde, mental e física, das nossas parlamentares.

Silenciadas Nunca Mais!

Debora Pereira
Secretária Estadual de Mulheres de São Paulo

Anne Moura
Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast