Nota do PT em repúdio à ação violenta da PM contra militantes e Juliana Cardoso

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores repudia a forma truculenta como agentes da polícia militar de São Paulo abordaram, nesta quinta-feira (10), os familiares dos militantes Preta e Sidney Ferreira e a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP).

O Partido dos Trabalhadores reafirma seu apoio aos movimentos sociais que enfrentam diariamente arbítrios e tem um de seus direitos mais básicos, o da moradia digna, cerceado. A maneira violenta como a polícia paulista atuou no momento em que os familiares e a parlamentar iam se encontrar com os militantes presos arbitrariamente há cem dias é prova de abuso de autoridade.

O Partido dos Trabalhadores referenda a nota de repúdio ao fato assinada pelo diretório municipal do PT e pela bancada de vereadores.

Toda solidariedade aos militantes, familiares, à vereadora Juliana Cardoso e sua equipe.

A luta por moradia é um direito de todos!

Brasília, 10 de outubro de 2019

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Leia a nota do PT-SP e da bancada de vereadores na íntegra:

“O Diretório Municipal e a Bancada de Vereadores do PT São Paulo manifestam repúdio à ação truculenta da PM ao abordar a vereadora Juliana Cardoso e os familiares de Sidney e Preta Ferreira, na tarde desta quinta-feira, 10/10.

Os irmãos Ferreira, juntamente com outras lideranças sem-teto, são vítimas de uma perseguição arbitrária e comemoravam a liberdade após o habeas corpus que determinou a soltura dos dois, após mais de 100 dias de prisão arbitrária. A caminho do reencontro, os familiares, acompanhados da parlamentar petista, foram abordados de maneira aleatória, truculenta e absolutamente desproporcional, na Rua Jaceguaí, Bela Vista, região central da cidade.

Manifestamos nossa solidariedade à vereadora e aos quatro familiares (Jeferson Santos, Liliane Ferreira, Claudete e Adriano) e exigimos a devida apuração, diante de fatos que denotam abuso de autoridade.

A luta pelo direito à moradia não é crime, abuso de autoridade e atitudes truculentas sem motivos sim, por isso manifestamos nosso repúdio à atitude da PM e solidariedade aos que tiveram que enfrentar esse constrangimento. Saudamos a liberdade de Preta, Sidney e Maria do Planalto e aguardamos esperançosos pelo julgamento do HC de Ednalva Franco, que segue presa injustamente.

São Paulo, 10 de outubro de 2019”

Paulo Fiorilo – presidente do Diretório Municipal do PT São Paulo
Laércio Ribeiro – presidente eleito do Municipal do PT São Paulo