Nota: Que vivam os estudantes! Viva a UNE e seus 83 anos!

Hoje, dia 11 de agosto de 2020, é uma data duplamente importante: o Dia Nacional do e da Estudante e também o aniversário de 83 anos da União Nacional dos e das Estudantes

Site do PT

UNE comemora 83 anos de existência e luta

Desde sua fundação, o Partido dos Trabalhadores protagoniza e participa de importantes lutas dentro do movimento estudantil. Essa realidade não poderia ser diferente: as e os estudantes brasileiros foram um importante setor que participou da construção e da fundação do PT. De secundaristas a universitários, inúmeros são os atores e atrizes políticas que participam dessa construção e da luta diária dos e das estudantes.

O movimento estudantil, desde seu início, participou de importantes episódios da luta política brasileira. Das manifestações contra o nazifascismo à luta pela soberania nacional através da campanha “O Petróleo É Nosso”; dos desafios impostos pela clandestinidade à incessante luta contra a Ditadura Militar; das importantes manifestações pelas Diretas Já às lutas de rua pelo Fora Collor; e das importantes batalhas contra o neoliberalismo e pela construção de um projeto de educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Como nos diz Boaventura Sousa Santos, “o neoliberalismo avança, na medida em que a universidade não consegue apresentar um projeto de país à sociedade”. O acesso à educação é determinante para a distribuição de oportunidades no país.

Dessa forma, a luta contra o projeto neoliberal de educação, que determina o acesso a educação para poucos e de acordo com as diretrizes do mercado financeiro, tem marcado a trajetória do movimento estudantil brasileiro. O movimento estudantil entende que só o acesso universal à educação gratuita e de qualidade é capaz de construir plena soberania nacional e poder popular, e esse é o projeto de educação que queremos construir para o Brasil, acompanhados de outros movimentos sociais, de mãos dadas com a classe trabalhadora e em defesa da educação, dos direitos sociais, da soberania nacional e da democracia!

Neste 11 de agosto, prestamos uma homenagem a todas e todos os estudantes brasileiros, especialmente aos estudantes petistas que constroem no dia a dia o movimento estudantil e que carregam consigo a bandeira da popularização da educação. A atual conjuntura nos impõe desafios e tarefas desafiadoras para que possamos alcançar nossos objetivos: é papel das e dos estudantes brasileiros derrotar o governo Bolsonaro, defender a educação e lutar pelos direitos sociais da classe trabalhadora, por isso nesse dia estaremos nas redes e nas ruas defendendo nossos direitos e a democracia.

Os estudantes petistas, espalhados por todo o movimento estudantil, possuem esse compromisso e lutarão incansavelmente até que a educação pública, gratuita e de qualidade seja um direito garantido a todos e todas!

Viva a UNE! O PT UNE o Brasil!

Dirigentes Petistas da UNE