Nota: Solidariedade à companheira Isa Penna

Nota das Secretaria Nacional de Mulheres do PT, Secretaria Estadual de Mulheres PT-SP e NAPP Mulher.

O Brasil é um dos últimos países da América Latina no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres sobre os direitos políticos da mulheres na América Latina – o 9º entre 11 países. A política permanece sendo um ambiente hostil para elas e o machismo, representado pelo preconceito, o reforço de esteriótipos, sistemáticos boicotes e tentativas de silenciamento, além de agressões verbais e físicas, explicam essa realidade.

Mais uma vez assistimos perplexas à imagem de uma parlamentar, a deputada estadual Isa Penna (Psol-SP), sendo vítima de importunação sexual, assédio sexual e, consequentemente, de violência política de gênero, no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, enquanto exercia sua atividade parlamentar.

Manifestamos nossa solidariedade à companheira Isa Penna e expressamos o nosso mais profundo repúdio ao deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), que em uma tentativa nefasta de negar as imagens, usa as mulheres da sua convivência como argumento.

A ampliação da participação das mulheres na política não pode ser apenas uma retórica eleitoral ou midiática, mas uma demanda a ser perseguida por todas e todos. Neste sentido, exigimos uma apuração séria, ágil e firme do Conselho de Ética da Alesp. Não pode haver conivência ou tolerância com um agressor de mulheres, conduta incompatível com a convivência em sociedade, muito menos com um representante do povo. Defendemos a imediata cassação de Fernando Cury!
Nenhuma a menos!
Basta de violência contra as mulheres!

Debora Pereira – Secretária Estadual de Mulheres do PT-SP
Anne Moura – Secretária Nacional de Mulheres do PT