Nova Erechim renasceu a partir de programas do Governo Lula

Agricultura familiar da cidade catarinense, que recebe o projeto Lula pelo Brasil no próximo dia 25, deu salto de qualidade com ajuda de PNAE e PAA

Divulgação

Produção de leite de Nova Erechim se fortaleceu durante governo Lula

Olhar para o Interior do país e para as famílias que vivem e trabalham no campo ganhou novas dimensões a partir do Governo Lula, sobretudo com a criação de medidas práticas de incentivo à agricultura familiar. E um dos símbolos desta transformação no Brasil profundo é Nova Erechim, na região Oeste de Santa Catarina.

Para relembrar o legado deixado à cidade de 4 mil habitantes e a 600 Km da capital Florianópolis o ex-presidente visitará no próximo dia 25 a Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Cootraf) local, como parte da quarta etapa do projeto Lula pelo Brasil.

De acordo com o presidente da Cootraf, Erni Adelar de Camargo, a Nova Erechim “renasceu a partir de 2013”. E a primeira medida a beneficiar os cerca de 450 produtores rurais da cidade foi reduzir os juros para empréstimos e investimentos a 2% ao ano. “Isso permitiu que pequenos produtores, principalmente de leite, pudessem comprar maquinários e aumentar a produção”, relembra.

Produção de leite em Nova Erechim

Além do aporte financeiro, o governo Lula também levou à cidade Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que fortaleceram a cadeia produtiva local. “Com estes programas todo o fornecimento de Nova Erechim passou a ser alimentado pelos produtores locais. A merenda das escolas, por exemplo, é feita com 100% de matéria prima da cidade depois do PNAE”.

O que também mudou a vida dos moradores de Nova Erechim foi a chegada do Minha Casa Minha Vida Rural, que acabou por garantir a permanência dos produtores no campo e dar qualidade de vida às famílias. Hoje, no entanto, o clima é de preocupação devido ao descaso do governo golpista de Michel Temer com a agricultura familiar.

“Com Lula e Dilma todos aqui tiveram suas vidas alteradas para melhor e seremos eternamente gratos por isso. Infelizmente, depois dos governos do PT temos perdido o apoio. Para se ter ideia, de 2016 para cá os juros para empréstimos já dobraram. Por isso todos aqui querem Lula de volta”, conclui.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast