NYT e Le Monde dão ênfase ao novo escândalo do governo Temer

Além dos jornais americano e francês, outros veículos internacionais também noticiaram o caso, com destaque para a demissão de Geddel e pedido de impeachment de Temer

O jornal The New York Times traz matéria, nesta sexta-feira (25), destacando o envolvimento do presidente golpista Michel Temer em mais um escândalo de corrupção no Brasil, por conta das denúncias feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.

Segundo Calero, o então ministro da Secretaria de Governo de Temer, Geddel Vieira Lima, usou de sua posição para exigir a aprovação de um empreendimento imobiliário embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do qual Geddel é dono de um apartamento.

O ex-ministro da Cultura também garante que foi pressionado pelo próprio Temer para que encontrasse uma “saída” para a continuidade da obra.

A reportagem do jornal norte-americano ressalta que Geddel ocupava uma das posições mais influentes no Poder Executivo e que agora líderes da oposição pedem o impeachment de Temer.

Segundo o NYT, o “incipiente” governo de Temer já está na “defensiva” por ser considerado, até mesmo pela presidenta eleita Dilma Rousseff, um governo que usurpou ilegalmente o poder. E que o peemedebista vem sofrendo para lidar com os baixos índices de aprovação da sua administração.

Além do The New York Times, outros veículos da imprensa internacional, como a BBC de Londres, também repercutiram a demissão de Geddel e o envolvimento de Temer no caso de corrupção e de advocacia administrativa para interesse pessoal.

O jornal britânico declara que Temer tem sido acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura a se envolver em práticas corruptas.

“O presidente prometeu limpar a corrupção no Brasil, mas perdeu três ministros por acusações de corrupção”, afirmou a publicação.

Já o francês Le Monde definiu o episódio, logo na manchete da matéria publicada na última quarta-feira (23), como um “Remake político do filme Aquarius no Brasil”.

Isso porque, para o jornal, são “enormes” as similaridades entre o filme do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho e o motivo da demissão alegado por Calero.

“De repente, a realidade supera a ficção. A pressão implacável de um peso pesado do governo para a construção de um grande complexo imobiliário em Salvador é uma versão política em quase nada retrabalhada do roteiro de Aquarius”, escreve.

O escândalo envolvendo Temer também figurou em periódicos como o The Wall Street Journal e em agências de notícias como Reuters e EFE.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast