“O povo não merecia uma sessão esvaziada”, diz Gleisi no Senado

Na reabertura dos trabalhos no Senado Federal, a presidenta do PT comentou sessão enfraquecida, o crítico cenário político atual e a perseguilção a Lula

Reprodução

Gleisi Hoffmann na reabertura do Senado em 2018

Na reabertura dos trabalhos no Senado Federal, nessa segunda-feira (5), a senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), falou na tribuna sobre a reabertura da casa para o ano de 2018 e deu especial atenção ao contexto político, de avanço na perseguição ao ex-presidente Lula para caçar seu direito de disputar as eleições quando ele é líder em todos os cenários.

Do plenário, os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Fátima Bezerra (PT-RN) também se pronunciaram, enfatizando que a Constituição têm sido rasgada para se promover um projeto de país ilegítimo e para impedir Lula de ser candidato.

“Acho que não merecíamos, nem o povo merecia ouvir uma sessão pequena, esvaziada, uma sessão ruim, que mostra que o país está em situação de instabilidade política e institucional”, afirmou Hoffmann.

“Nós vivemos tempos duros da vida nacional. Além das regras constitucionais e legais estarem sendo rasgadas, nosso povo está sofrendo com desemprego, com a fome, pela não retomada do crescimento econômico. Tudo aquilo prometido por quem hoje está no governo e não entregou.”

Gleisi afirmou que o principal fato político do ano foi a condenação de Lula no Tribunal Regional federal da 4a região e criticou senadores que comemoraram a decisão.

“Não passa da comemoração de um escárnio. Lula é condenado e Temer continua governando, Lula é condenado e Aécio continua senador, Lula é condenado e os ministros que não podiam tomar posse continuam nos ministérios, Lula é condenado e uma série de irregularidade e mal feitos não estão sendo objetivo de verificação, e Lula foi condenado injustamente.”

“Na realidade, o que foi condenado no dia 24 não foi Lula, foi um projeto de país, um país que foi olhado e foi feito para os mais pobres nos 13 anos de governo de Lula e Dilma”, defendeu a presidenta do PT.

“Romperam o pacto Constitucional de 1988, onde o voto é soberano e onde as eleições têm que ser livres e democráticas. Condenaram Lula porque não querem Lula disputando a eleição. Eles querem ganhar a eleição de 2018 na maciota, no tapetão, porque o principal concorrente que tem hoje é Lula. Qualquer pesquisa, em qualquer momento político, Lula está na frente.”

Gleisi ainda relembrou de toda a perseguição a Lula, da condução coercitiva, ao impedimento de Lula assumir um ministério com Dilma, mas a permissão para Moreira Franco assumir em 2017. A senadora lembrou ainda que a pena contra o ex-presidente foi de 12 anos e 1 mês porque se fosse de apenas 12 anos, a pena estaria prescrita por conta da idade de Lula, que tem 72 anos.

 

Assista na íntegra à fala de Gleisi Hoffmann e dos senadores do PT:

Sessão de reabertura dos trabalhos no Senado

#Senado Reabertura do ano legislativo de 2018 no Senado Federal. Minha primeira participação na sessão plenária foi também uma espécie de desabafo, diante de tantas informações desencontradas, distorcidas e tendenciosas que circulam por aí. Não daremos trégua aos retrocessos e não nos calaremos diante das injustiças e perseguições políticas a quem defende o povo pobre e trabalhador do Brasil. Não abriremos mão do reestabelecimento do estado democrático de direito. #OPovoPrecisaDeLula

Publicado por Gleisi Hoffmann em Segunda, 5 de fevereiro de 2018

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast