Lula no Nordeste: veja o que os governos do PT fizeram pelo RN

Nunca o Rio Grande do Norte recebeu tantos investimentos para a educação, a saúde e o combate à pobreza quanto nos governos Lula e Dilma

Durante sua visita ao Rio Grande do Norte, esta semana, o ex-presidente Lula não deixou um só momento de elogiar a gestão de Fátima Bezerra (PT), primeira mulher a governar o estado. Mesmo tendo herdado os cofres mais que vazios, com meses e meses de atraso nos salários dos servidores públicos, Fátima conseguiu acertar as contas, reduzir em 30% os índices de violência e ainda implementar diversas iniciativas, como um investimento inédito na educação, da ordem de R$ 400 milhões; a implementação da Delegacia da Mulher 24 horas, a criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário para apoio à agricultura familiar; e a construção da RN 401, importante via de acesso à zona urbana de Natal.

Fátima tem realizado tudo isso praticamente sozinha, uma vez que a ajuda federal ao estado caiu drasticamente desde 2016, ano do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, que deu continuidade ao trabalho iniciado por Lula e, assim, garantiu muitos avanços para o povo potiguar. Na educação, área que a pedagoga Fátima Bezerra não abre mão de priorizar, por exemplo, os governos federais do PT construíram no estado 6 câmpus universitários, 181 creches, 171 quadras escolares e 4 centros integrados de arte e educação.

>> Acesse um resumo das ações dos governos Lula e Dilma no Rio Grande do Norte e no Brasil. Ou pesquise o que foi feito por sua cidade

Além disso, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil permitiram que mais de 50 mil jovens cursassem a universidade, enquanto o Ciência sem Fronteiras deu a 2,3 mil alunos potiguares a chance de estudarem no exterior. Na educação profissional, foram 18 novas escolas técnicas e 6 novos câmpus do IFRN. Em 2016, por meio do Pronatec, foram 325 mil matrículas realizadas no estado.

O combate à pobreza no estado também foi prioridade dos governos Lula e Dilma. O Mina Casa Minha Vida entregou 71,8 mil moradias; e o Bolsa Família atendeu a mais de 350 mil famílias. No campo, o Luz para Todos realizou mais de 57 mil ligações; o Água para Todos entregou mais de 43 mil cisternas; e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquiriu, em 2015, 3,2 milhões de quilos de alimentos, beneficiando 1.420 agricultores familiares.

A saúde foi outra área que mereceu a devida atenção. Entre 2010 e 2015, os repasses do Fundo Nacional de Saúde para o Rio Grande do Norte cresceram 45,49%. A população ainda se beneficiou de programas como o Saúde Não Tem Preço, que entregou gratuitamente remédios contra a hipertensão, o diabetes e a asma para 452,3 mil pessoas, por meio de 585 farmácias populares; o Mais Médicos, que abriu 335 vagas em 107 municípios; o Saúde da Família, que em 2016 contava com 1.017 equipes cobrindo 77% da população e o Brasil Sorridente, que chegou a contar com 942 equipes de saúde bucal. O estado ganhou ainda 17 UPAs e, entre 2010 e 2016, 411 UBS.

Lula é recebido em Natal pela governadora Fátima Bezerra (PT)

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast