Oposição planeja “superpedido” de impeachment de Bolsonaro

Site do PT

Bolsonaro genocida

Os partidos de Oposição decidiram encaminhar um “superpedido” de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O pedido reunirá todos os pedidos já feitos por diferentes partidos e parlamentares. A decisão foi tomada no Fórum de Partidos de Oposição, realizado de forma virtual na manhã desta terça-feira. Participaram presidentes e porta-vozes de nove legendas: PSOL, PT, PCdoB, PDT, PSB, Rede, UP, PV, Cidadania. Os partidos planejam um ato nacional para divulgar a agenda.

“Vamos convocar uma grande plenária para chamar todos aqueles que pediram o impeachment do Bolsonaro. São mais de 100 pedidos. Além da luta pelos direitos do povo, temos a necessidade de colocar a luta política como uma questão prioritária”, declarou a presidenta do Partido dos Trabalhadores, deputada federal (PR) Gleisi Hoffmann.

Além do impeachment, a Oposição também inclui na pauta a cobrança a pela aceleração na vacinação dos brasileiros e pelo aumento do auxílio de emergencial para R$ 600. De acordo com as lideranças, os valores do benefício pago pelo governo federal em 2021 – de R$ 150 a R$ 375, estão muito abaixo dos pagamentos entre R$ 600 e R$ 1.200 do ano passado.

Pressão por CPI na Câmara

Ainda, de acordo com Gleisi, os nove partidos concordaram em também pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pela abertura de uma CPI da Pandemia na Câmara, além da que foi protocolada no Senado, com o mesmo objetivo de apurar possíveis crimes e omissões do governo federal no combate à pandemia.

“Eu acho que se somariam. O ideal é uma CPMI mista. Mas não foi possível articulá-la. Então tem que fazer esse movimento para que a Câmara também tenha uma responsabilização da investigação desses crimes”, afirmou a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores.