Oposição quer impeachment de Temer por crime de responsabilidade

Para parlamentares do PT e PC do B, denúncia de Calero de que Temer interveio em favor de interesses pessoais de Geddel é suficiente para pedir abertura de processo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Parlamentares da oposição vão pedir abertura de processo de impeachment contra o presidente usurpador Michel Temer. Na noite desta quinta-feira (24), o senador e líder da Oposição no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que Temer usou a Presidência da República para defender interesses privados.

“Absurdo. No nosso entendimento, Temer vai ter que responder processo por crime de responsabilidade para ser julgado pelo Congresso”, disse.

O pedido vai se basear nas denúncias do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. Ele teria gravado conversa que teve com Temer no Palácio do Planalto, na qual o presidente usurpador interveio em favor dos interesses do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Em depoimento à Polícia Federal (PF), prestado na quarta-feira (23), Calero disse que foi “enquadrado” por Temer para que encontrasse uma “saída” para autorizar a continuidade da construção de empreendimento em Salvador (BA), onde Geddel comprou um apartamento.

O senador Lindbergh se reuniu com a assessoria jurídica do PT e garante a intenção de protocolar pedido de impeachment nos próximos dias. Na avaliação dos petistas, Temer teria violado o trecho da lei de impeachment que diz ser crime de responsabilidade “servir-se das autoridades sob sua subordinação imediata para praticar abuso do poder, ou tolerar que essas autoridades o pratiquem sem repressão sua”.

Está decidido. Agora é oficial. Nós vamos apresentar o pedido de impeachment de Michel Temer!

Publicado por Lindbergh Farias em Quinta, 24 de novembro de 2016

O líder do PT na Câmara, deputado federal Afonso Florence (BA), também falou na possibilidade de impeachment de Temer.

Segundo ele, identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura do processo. “O governo Temer derrete”, afirmou o parlamentar.

Florence destacou que a Bancada do PT na Câmara vai solicitar à Polícia Federal cópia do depoimento do ex-ministro da Cultura, além de seguir na apuração do caso Geddel, “que agora ficou muito mais grave, com o envolvimento de Temer nas denúncias”.

O PT e demais partidos de oposição ao governo golpista já acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Comissão de Ética da Presidência para a apuração das denúncias.

De acordo com postagem na página do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o PSOL protocolará na Câmara, na próxima segunda-feira (28), pedido de impeachment contra Temer por crime de responsabilidade – Lei 1.079/1950, artigo 9º, tendo como base as denúncias do ex-ministro da Cultura.

IMPEACHMENT DE TEMERO PSOL protocolará, na próxima segunda-feira (28.11), na Câmara dos Deputados, pedido de…

Publicado por Chico Alencar em Sexta, 25 de novembro de 2016

Parlamentares do PCdoB também pediram o impeachment de Temer, como a senadora Vanessa Grazziotin e a deputada federal Jandira Feghali.

Temer encalacrado

Publicado por Vanessa Grazziotin em Sexta, 25 de novembro de 2016

 

Publicado por Jandira Feghali em Quinta, 24 de novembro de 2016

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast