Organização internacional diz que Lula é preso político

Fundação Internacional dos Direitos Humanos concedeu status de preso de consciência a Lula após ilegalidades jurídicas que ocorreram domingo (8)

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula vestindo camisa recebida de Evo Morales, no Rio de Janeiro

Segundo o manual da Anistia Internacional, um prisioneiro de consciência é uma pessoa detida devido a suas crenças políticas, religiosas ou a outras conscientemente defendidas. A Fundación Internacional de Derechos Humanos acaba de conceder esse status a Lula.

A após o imbróglio judicial deste domingo (8), que terminou com o prosseguimento da prisão política de Lula, a organização concedeu o status de prisioneiro de consciência devido à “total ausência de genuínas e inequívocas provas, a violação do devido processo, a falta de garantias para a defesa do acusado e a parcialidade manifesta de uma parte dos juízes do processo em contra do acusado”.

O Patronato da Fundação Internacional dos Direitos Humanos se reuniu com urgência em sessão telemática neste domingo, e concordou em conceder o estatuto de prisioneiro de consciência em prisão arbitraria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja o documento na íntegra abaixo:

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast