Os novos desafios da bancada de senadores do PT

Conheça os nove senadores do Partido dos Trabalhadores que estão na disputa eleitoral de 2018. Quatro deles tentam a renovação de seus mandatos

Reprodução/PT no Senado

Nove senadores do PT disputam as eleições 2018

Novos desafios ou batalhas já conhecidas, mas nem por isso mais fáceis, estão no horizonte dos nove senadores do Partido dos Trabalhadores nesta disputa eleitoral de 2018.

Quatro dos atuais senadores petistasHumberto Costa (PT-PE), Jorge Viana (PT-AC), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Paulo Paim (PT-RS) – vão disputar a renovação de seus mandatos na Casa.

Já os senadores Fátima Bezerra (PT-RN) e Paulo Rocha (PT-PA) concorrem ao governo de seus estados, enquanto Regina Sousa (PT-PI) integra a chapa majoritária do partido no Piauí, como vice-governadora. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR) é candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados. Apenas o ex-ministro da Previdência, José Pimentel (PT-CE), não pleiteia qualquer cargo nas eleições de outubro.

Lindbergh

O atual líder da Bancada do PT no Senado, Lindbergh Farias, 48 anos, prepara-se para conquistar seu segundo mandato como senador pelo Rio de Janeiro. Ele integra a chapa majoritária do partido no estado ao lado da filósofa Márcia Tiburi, candidata ao governo.

Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1992, quando liderou as manifestações estudantis pelo impeachment de Fernando Collor, Lindbergh também exerceu dois mandatos como deputado federal — sua primeira eleição para a Câmara foi aos 24 anos de idade. Também foi prefeito de Nova Iguaçu, cargo conquistado com 65% dos votos, em 2002.

Humberto

Fundador do PT e ex-ministro da Saúde do primeiro governo Lula, o psiquiatra e jornalista Humberto Costa, 61 anos, também disputa seu segundo mandato no Senado. Atualmente, ele é o Líder da oposição na Casa.

Em Pernambuco, o PT vai para a disputa majoritária coligado com o PSB, PCdoB e MDB. O candidato ao governo é Paulo Câmara (PSB), que concorre à reeleição, tendo como vice a presidenta nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos. Além de Humberto, a segunda vaga em disputa para o Senado é pleiteada por Jarbas Vasconcelos (MDB).

Jorge Viana

Depois de governar sua cidade natal, Rio Branco, e de exercer dois mandatos como governador do Acre, o engenheiro florestal Jorge Viana, 59 anos, faz sua segunda campanha para o Senado.

Fundador do PT no Acre e companheiro de lutas do líder seringueiro Chico Mendes, Viana já foi o relator do Código Florestal no Senado e vice-presidente da Casa.

A chapa majoritária do PT no Acre é composta pelo ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre (governador), o ex-secretário de Segurança Pública, Emylson Farias (vice-governador), Jorge Viana e o presidente da Assembleia Legislativa Ney Amorim, que disputa a segunda vaga ao Senado.

Paim

O ex-deputado Constituinte Paulo Paim, 68 anos, é mais um dos atuais senadores petistas que trabalha para renovar seu mandato no pleito de outubro. Paim tem 31 anos de experiência no Parlamento, período durante o qual esteve em todas as listas anuais do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) dos “Cem Cabeças do Congresso” — é o único parlamentar que alcançou este feito.

Paim disputa seu terceiro mandato de Senador. Ele está na Casa desde 2003, onde se destacou como autor do Estatuto do Idoso, do Estatuto da Igualdade Racial e do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

No Rio Grande do Sul, a chapa majoritária do PT é composta pelo candidato ao governo, o ex-ministro Miguel Rossetto, a candidata a vice-governadora, Anna Affonso e os dois postulantes ao Senado, Paim e Cleonice Back.

Por PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast