Para brasileiros, Bolsonaro faz péssimo trabalho e é culpado pelo caos da pandemia

Pesquisa mostra que 54% dos brasileiros consideram o trabalho de Bolsonaro ruim ou péssimo. É a maior rejeição a um presidente no início do terceiro ano de mandato desde Fernando Collor, que sofreu impeachment

Site do PT

Jair Bolsonaro não consegue mais esconder sua responsabilidade pela morte de mais de 280 mil brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira (17) mostra que 54% dos brasileiros consideram a atuação dele ruim ou péssima. É a maior rejeição de um presidente no início do terceiro ano de governo desde Fernando Collor, que sofreu impeachment.

Na pesquisa anterior, no fim de janeiro, o índice de pessoas que consideravam o trabalho de Bolsonaro ruim ou péssimo era de 48%. Houve, portanto, uma elevação de seis pontos percentuais, segundo o instituto, que ouviu 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 de março.

O Datafolha perguntou também quem seria o culpado pela catástrofe atual da pandemia, o presidente, os governadores, os prefeitos, a população ou todos. Bolsonaro recebeu a maior parte das respostas a essa pergunta, sendo considerado culpado por 43% entrevistados.

Brasil tem 1 em cada 5 mortes do mundo

Após passar um ano negando a gravidade da pandemia, sabotando medidas de isolamento social e até mesmo recusando a oferta de milhões de vacinas que poderiam salvar a vida de brasileiros, Bolsonaro resolveu, nos últimos dias, trocar, pela terceira vez, o ministro da Saúde e adaptar seu discurso, defendendo a vacinação e aparecendo em público usando máscara.

Como a pesquisa deixa claro, porém, os brasileiros não engolem a mentira e sabem que ele foi o responsável por deixar o Brasil viver a maior crise hospitalar da história e se tronar o lugar do mundo onde a Covid-19 mais mata atualmente, com uma vida perdida a cada 30 segundos. Hoje, com menos de 4% da população mundial, o país é responsável por 20% das mortes. Ou seja, a cada cinco vítimas do coronavírus em todo o planeta, uma é brasileira. Bolsonaro precisa ser parado.

Da Redação, com Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast