Para Padilha, desmonte do SUS mina programa de combate à Aids

Para ex-ministro, neste dia Nacional de Combate à AIDS, é fundamental discutir prevenção e quebra de estigmas mas, também lutar contra desmonte do SUS

Brasília - A Marcha em Defesa do SUS, na Esplanada dos Ministérios, chama a atenção da sociedade para o funcionamento da saúde pública, respeitando a democracia e a qualidade Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (1º) o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate à AIDS, quando são reforçadas as campanhas de conscientização, de respeito aos que vivem com o vírus HIV e de luta, principalmente, contra os retrocessos nas políticas de saúde e do desmonte do Sistema Único de Saúde.

“Precisamos enaltecer tudo o que o SUS fez nesses últimos anos em resposta nacional aos brasileiros sobre a AIDS. O Brasil é pioneiro no acesso ao tratamento. Durante o governo Lula, o Brasil teve uma postura internacional forte de quebrar as patentes de um dos medicamentos e garantir o acesso mais fácil e barato”, afirmou o ex-ministro da Saúde do governo Dilma e vice-presidente nacional do PT, Alexandre Padilha.

“Mas hoje também é um dia de luta contra a destruição promovida pelo governo golpista do Programa Nacional de AIDS e destruição do SUS”, declarou.

Segundo o infectologista, durante sua gestão no governo Dilma, em 2011, havia menos de 40 mil casos de AIDS registrados. Com o sucateamento e destruição do SUS, todos os programas ficam comprometidos.

Dia de conscientização

Além de informação e prevenção, Padilha também destaca que o Dia Nacional de Combate à AIDS também é para quebrar estigmas e preconceitos.

“Hoje é um dia de muita conscientização para o conjunto da sociedade brasileira, sobre a gravidade pela infecção do HIV, que ainda mata. Então é importante as pessoas fazerem o teste o mais rápido possível, o que permite um tratamento também rápido e que garante qualidade de vida. Também é um dia de combater qualquer preconceito contra aos que vivem com o HIV”, afirmou.

01 DE DEZEMBRO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS Evitar novas transmissões, mais acesso sem discriminação e ampliar a prevenção. Esses são os itens para permanecermos na luta contra epidemia mundial.

Publicado por Alexandre Padilha em Sexta, 1 de dezembro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast