Paraíso do Tuiuti traz “Barbies fascistas” e “coxinhas armadas” ao Carnaval

Escola de samba de São Cristóvão foi a segunda colocada no desfile de 2018

Juliana Dias/SRzd

Carnaval também é resistência. E pelo segundo ano consecutivo a Paraíso do Tuiuti leva a luta para a Sapucaí.

Se no ano passado a escola do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, trouxe um vampiro com a faixa presidencial em alusão ao golpista Michel Temer, este ano foi a vez das “coxinhas armadas” e das “Barbies fascistas”.

O último carro da escola trouxe vários membros de movimentos sociais, movimento LGBT, negro e indígena. Além de David Miranda e Sônia Guajajara, ambos do PSOL. O destaque foi o Miss Gay 2018, Yakira Queiroz.

Barbies fascistas

Com frases como “Deus acima de todos, mas sou a favor da tortura” e “racismo não existe”, a escola ironizou o discurso de meritocracia, a redução dos direitos trabalhistas e o racismo.

Coxinhas armadas

A Paraíso do Tuiuti trouxe ainda a ala “A peleja entre o bode da resistência e a coxinha ultraconservadora”. Nela, coxinhas empunhavam armas e atiravam para todos os lados numa alusão a defesa de Bolsonaro e seu governo ao armamento da população.

Lula Livre na arquibancada

A Paraíso do Tuiuti foi a quarta escola a entrar na avenida na madrugada desta terça-feira (5) com um samba enredo sobre a cultura popular cearense, mais especificamente sobre o bode Ioiô. O homenageado da noite (o bode) entrou na Sapucaí com a faixa presidencial e muitas análises apontaram que seria uma alusão ao presidente Lula, mas a escola não confirma.

Da Redação da Agência PT de Notícias