Partido Socialista da Espanha vence eleições de maneira contundente

Sigla do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, consegue 122 assentos no Parlamento em pleito realizado neste domingo (28)

PSOE

Pedro Sánchez

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual primeiro-ministro Pedro Sánchez, foi o grande vencedor das eleições na Espanha, realizadas neste domingo (28). A sigla conseguiu 122 assentos no Parlamento. O resultado parcial ratifica o que foi previsto pela pesquisa de boca de urna.

Com 96,98% das urnas apuradas, o Parlamento da Espanha deverá ficar assim composto: Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), social-democrata: 122 assentos; Partido Popular (PP), conservador moderado: 66 assentos; Cidadanos, de orientação liberal: 58 assentos; Unidas Podemos, da esquerda radical: 42 assentos; Vox, da direita nacionalista: 24 assentos; outros oito partidos menores teriam, juntos, 38 assentos.

Com este cenário, o partido de Pedro Sánchez vai se aliar ao Unidas Podemos e obter, assim, entre 160 e 165 cadeiras. É um pouco menos do que as 176 necessárias para assegurar a maioria no Parlamento. No entanto, não haverá dificuldade de promover uma coalizão de esquerda, com apoio de siglas menores.

Direita derrotada

O grande derrotado foi Partido Popular, que, em 2016, conseguiu 137 cadeiras e, agora, apenas 66. O Cidadanos, também de direita, que nasceu em 2013 junto com o Podemos, que é de esquerda, praticamente alcançou o PP. Com os resultados deste domingo, o Cidadanos se tornou o terceiro partido espanhol, já muito próximo do PP. O quarto é o Podemos, que foi o terceiro nas últimas eleições.

Por Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Artigo: Sobre as alianças e sua inevitabilidade, por Vladimir de Paula Brito Artigos

Mais notícias

PT Cast