Patrus denuncia retrocesso nas políticas sociais após o golpe

Após extinguir MDA, o governo golpista de Temer exonerou, nesta sexta, 66 diretores, assessores e delegados ligados a antiga pasta nos estados

O ministro do Desenvolvimento Agrário do governo da presidenta eleita Dilma Rousseff, Patrus Ananias, denunciou, em nota divulgada nesta sexta-feira (17), a “escalada de devastação” promovida pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB).

De acordo com Patrus, o governo do golpe exonerou, nesta sexta, 66 diretores, assessores e delegados ligados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário nos estados. Em uma das primeiras iniciativas pós-golpe, Temer extinguiu a pasta.

“O mais recente golpe do governo provisório contra a agricultura familiar e a reforma agrária eleva a quase uma centena o total de profissionais, de diferentes escalões, dispensado do MDA desde a instalação do governo provisório e da gestão ruinosa que inaugurou e mantém em curso”, disse o ministro.

“A continuidade do desmonte do MDA responde, ao modo arbitrário e antidemocrático dos golpistas, uma das maiores mobilizações articuladas na história recente pela Contag, nesta semana, precisamente em protesto contra a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, completou.

Além disso, Patrus assinalou que, além de ter extinto o ministério, o governo golpista tem diversas ações em desserviço à agricultura familiar e ao Brasil.

“Retirou de imediato 170 milhões do PAA, primeira parcela dos 500 milhões autorizados pela presidenta Dilma quando do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016-2017, que já estavam empenhados na Companhia Nacional de Abastecimento – a CONAB, órgão fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira e para assegurar o direito à alimentação da nossa gente. A CONAB também está condenada pelo governo golpista, senão à extinção, ao esquecimento e ao abandono”.

O governo golpista também baixou portaria cancelando programas de habitação através de entidades vinculadas ao Minha Casa Minha Vida Rural”, afirmou o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast