Paulo Paim: “Com Lula, Polo Naval empregou milhares no RS”

Foram 30 mil empregos gerados pelo petista, mas que, com os desmontes de Temer, minguaram a apenas 3 mil, realidade que estará em pauta com Lula pelo Brasil

Reprodução do facebook

Lula e Paulo Paim

O ex-presidente Lula chega ao Rio Grande Sul com a quarta etapa da caravana Lula Pelo Brasil, quando verá de perto o legado de seus governos que mudaram a vida dos gaúchos. Foi nos anos de seu governo que o estado mais recebeu investimentos em diversas áreas, como infraestrutura e logística, programas sociais e de habitação e educação.

O Polo Naval em Rio Grande foi um dos principais legados de Lula e que garantiu não só 30 mil empregos diretos e indiretos, mas um incremento relevante na economia do estado e a atração de novos investimentos locais.

“O governo Lula foi o que mais investiu no Rio Grande do Sul, com destaque para o Polo Naval que alavancou o estado”, afirma o senador Paulo Paim (PT-RS). Só na década passada, foram investidos mais de R$ 15 bilhões.

Agora, tudo está sendo desfeito pelo governo golpista de Michel Temer, acabando com quase todas as 30 mil vagas de emprego geradas e deixando projetos e obras paradas.

“O governo Temer foi desativando o Polo Naval, gerando milhares de desempregados a partir de sua desativação. São milhões em investimentos que estão literalmente apodrecendo nas mãos desse governo. A indignação do povo será manifestada durante a caravana, pois as pessoas sabem que existe a chance daquele tempo voltar com Lula”, declarou o senador.

A situação piora, de acordo com o parlamentar, quando remete-se ao atual governo estadual de Ivo Sartori, totalmente alinhado com a política neoliberal do governo usurpador. “Ele está privatizando as empresas gaúchas também, no mesmo molde em que o Temer tem feito, como agora com a Eletrobras. Isso sem mencionar a precarização do servidor público”, alerta.

A vida do povo melhorou

Aliado a isso, os investimentos em educação e ciência e tecnologia nos governos Lula e Dilma mudaram a realidade do trabalhador gaúcho. “Ele investiu muito nas universidades e no ensino técnico.

Expandiu em 20 o número de campus universitários e foram criadas 30 novas escolas técnicas. Só no Rio Grande do Sul, foram feitos 103.7 mil contratos de FIES, 142 mil bolsas do ProUni, 536,4 mil matrículas no Pronatec e mais de 1 mil ônibus para a área rural, e 101 para alunos portadores de deficiência.

A vida do gaúcho melhorou muito com os investimentos em programas sociais de Lula e Dilma. Milhares de pessoas tiveram acesso a um direito básico que é o acesso a energia elétrica. O Luz Para Todos atendeu quase 91 mil famílias no Rio Grande do Sul.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast