PED: 290 mil petistas votaram nas eleições internas do PT

Filiados participaram no último domingo (9) das eleições que foram realizadas em 3.315 municípios

Instituto Lula
6º Congresso Nacional do PT

Lula vota no PED 2017

A Secretaria Nacional de Organização do PT divulgou, nesta quarta-feira (12), o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) municipais de 2017. A votação foi realizada no último domingo (9), quando 290.124 mil filiados foram às urnas em 3.315 municípios de todo o país. Foram eleitos os Presidentes e Diretórios do PT em 2.740 municípios e também as delegações aos 27 Congressos Estaduais, segundo dados da Sorg.

O PED abre oficialmente o período que precede o “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Leticia Lula da Silva”, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho deste ano. Os números podem aumentar em função de eventuais recursos que serão analisados e julgados nos estados, segundo informou o secretário Nacional de Organização, Florisvaldo Souza.

“Temos uma votação bem próxima de 300 mil, o que é extraordinário. Claro que essa é minha opinião, mas foi uma demonstração de força, uma resposta da militância àqueles que nos atacam e tentam diminuir o PT. É o PT produzindo política e cada vez mais próxima da população para discutir o futuro dos municípios, estados e do País”, declarou Florisvaldo.

De acordo com o secretário, o número de delegados eleitos no PED que poderão votar nos congressos estaduais serão definidos somente após o julgamento dos recursos. A previsão é que todos os recursos sejam julgados pelas instâncias estaduais até o dia 24 de abril.

Agora, o partido se prepara para a segunda fase do processo: os congressos estaduais que serão realizados nos dias 5, 6 e 7 de maio. “Nos congressos estaduais vamos tirar a delegação para o Congresso Nacional. Nesse o momento, estou saindo do processo do PED de forma otimista”, declarou o secretário Nacional de Organização.

Ainda segundo Florisvaldo, o PED abriu um importante período de debates sobre a conjuntura nacional, a situação dos trabalhadores e o desmonte do País.

PED em números

Em São Paulo, o estado com mais mobilização no dia 9 de abril, 50.645 mil petistas deixaram suas casas para participar do processo. O segundo estado que mais mobilizou filiados foi Minas Gerais, com 43,208 mil votantes. No Rio de Janeiro, 25.401 petistas votaram. Dos estados do Norte e Nordeste, o PT do Ceará mobilizou 22.880 pessoas nos municípios que possuem diretório municipal. Piauí contou com 10.543 e Pará com 10.255 filiados. No Rio Grande do Sul, 18.859 petistas votaram no PED municipal e no Paraná, 11.139.

Em outros 575 municípios a votação foi válida somente para eleição de delegados estaduais, pois 486 municípios não tinham previsão de realizar a eleição municipal e outros 89 municípios não atingiram o quórum em nível municipal. Já as eleições para presidente e diretório foram realizadas em 3.315 cidades.

Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias