Pedro Uczai

PEDRO FRANCISCO UCZAI

O professor universitário e deputado federal Pedro Uczai é Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. Tem 12 livros publicados. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense, a Unoesc, aonde ocupou funções na gestão como Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador do Centro de Memória do Oeste (CEOM) e Pró-reitor de Pesquisa e Extensão. Atualmente Pedro Uczai é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.

A trajetória política de Pedro Uczai emerge da luta dos movimentos sociais e das pastorais, incentivada pelo “Mestre e Aprendiz do Povo”, Bispo Dom José Gomes (in memoriam). Em sua primeira experiência eleitoral a um cargo público, em 1994, tornou-se deputado estadual nos anos de 1997 e 1998. Na Assembleia Legislativa, Pedro Uczai, articulou e liderou uma grande mobilização da comunidade acadêmica nas Universidades Comunitárias de Santa Catarina para regulamentar o ARTIGO 170 da Constituição Estadual.

A luta resultou numa conquista histórica para os estudantes universitários catarinenses: as bolsas de estudos do ARTIGO 170. Depois de quase 20 anos da regulamentação do ARTIGO 170 já foram garantidas mais de 392 mil bolsas de estudos no Estado de Santa Catarina e investidos cerca de R$ 800 milhões.

Quando foi prefeito de Chapecó, Pedro Uczai, fez uma gestão inovadora. Realizou o Congresso da Cidade, planejando o desenvolvimento organizado e sustentável do município pelo período de 20 anos. Articulou a implantação do Campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Chapecó, o primeiro no interior do país no governo do ex-presidente Lula; garantiu as condições necessárias para a instalação do Campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Chapecó; e nos mais de 100 anos de história do município de Chapecó foi o prefeito que construiu o único hospital municipal até os dias atuais: o Hospital Materno Infantil atualmente denominado Hospital da Criança.

Pedro Uczai foi uma das principais lideranças que trabalharam para viabilizar a implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com o Campus Sede em Chapecó. A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma oportunidade para que os jovens construam um futuro melhor a partir da educação. Muitos destes jovens são de Itapiranga. Mais de 90% dos estudantes da UFFS são oriundos das escolas públicas da região oeste catarinense.

Em 2011, Pedro Uczai, tomou posse para o seu primeiro mandato parlamentar na Câmara dos Deputados e se transformou numa das maiores lideranças do estado na articulação de políticas públicas de educação junto ao governo federal da então presidenta Dilma Rousseff (PT). Reeleito deputado federal em 2014 e 2018 é titular da Comissão de Educação. Integrou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no biênio 2017/2019.

Pedro Uczai foi o relator da lei 12.881/13 que estabeleceu o marco legal das universidades, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs). Em Santa Catarina existem, hoje, 16 Instituições de Ensino Superior Públicas Comunitárias que atendem cerca de 150 mil alunos em 53 municípios. Pedro Uczai ainda foi o autor do Programa de Estímulo à Reestruturação Financeira das Instituições de Ensino Superior, o PROIES, que transformou 90% das dívidas de universidades de todo o país em bolsas de estudos.

Outra grande luta do deputado junto com muitas lideranças catarinenses foi a conquista de novos cursos de medicina nas Universidades Federais em Santa Catarina. Já foram implantadas 80 vagas no curso de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus de Chapecó e estão em fase de implantação 60 vagas no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Campus de Araranguá e outras 60 vagas no Campus de Curitibanos.

Em Brasília, o deputado federal Pedro Uczai também é um grande articulador de recursos para os municípios catarinenses, estimulando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população local. Já conseguiu viabilizar mais de R$ 350 milhões em recursos para obras, ações e políticas públicas atendendo diretamente 200 municípios catarinenses. Também foi o único parlamentar catarinense que votou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019), a chamada Reforma da Previdência.

TRAJETÓRIA DE VIDA PÚBLICA
1995-1997 – Pró-reitor de pesquisa, extensão e pós-graduação da UNOESC
1997-1999 – Deputado Estadual
1999-2000 – Deputado Estadual (2º vice-presidente da Assembleia Legislativa)
2001-2002 – Vice-prefeito de Chapecó
2002-2004 – Prefeito de Chapecó
2007-2011 – Deputado Estadual
2009-2010 – Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto ALESC
2011-2015 – Deputado Federal SC
2015 – 2019 – Deputado Federal SC
2017 – 2019 – Membro da Mesa Diretora Biênio
2019 – 2023 – Deputado Federal SC

PT Cast