Pepe avança em Caxias do Sul defendendo “saúde e economia de mãos dadas”

Diante da crise atual, o candidato petista aposta em fazer o município gaúcho “andar para a frente”, apostando em políticas para a saúde, geração de empregos e renda. “Considerando o momento em que a gente vive, a saúde e a geração de trabalho e renda terão que ser as grandes prioridades”, afirma

Bruno Lemos

Pepe Vargas, candidato do PT à prefeitura de Caxias do Sul, no RS

O ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro, o atual deputado estadual Pepe Vargas é favorito nas eleições para a Prefeitura de Caxias do Sul. Localizada na região da Serra Gaúcha, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul e 47ª maior cidade brasileira, Caxias do Sul é um centro vinícola e industrial. Pepe é candidato da coligação “Caxias pra frente”, integrada por PT, PCdoB e PSOL.

Nesta eleição, Pepe diz que “está pedindo o voto para as pessoas com base naquilo que elas têm como avaliar, de como a gente governou”. “Eu terminei a minha gestão com 92% de aprovação popular, segundo as pesquisas da época. Isso significa que mesmo as pessoas que não votaram em nós concordaram que nós fizemos um bom governo”.

Médico, Pepe Vargas foi vereador, prefeito por dois mandatos (1997 e 2004), e ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e dos Direitos Humanos. À frente da prefeitura, Pepe revolucionou a saúde, aumentando em mais de 300% os investimentos nesta área. Em seu governo, Caxias do Sul foi eleita a melhor cidade em qualidade de vida do RS.

Pepe Vargas, candidato do PT à prefeitura de Caxias do Sul. Foto: Bruno Lemos

Caxias pra frente

Diante da crise atual, Pepe Vargas aposta em fazer a cidade de Caxias do Sul “andar para a frente”, apostando em políticas para a saúde, geração de empregos e renda. “Considerando o momento em que a gente vive, a saúde e a geração de trabalho e renda terão que ser as grandes prioridades”, afirma ele.

“Saúde e economia têm de andar de mãos dadas”, defende Pepe, com a autoridade de quem conhece a cidade. “Essa é a forma mais efetiva de toda a nossa economia girar, funcionar e gerar emprego e renda”. Para ele, “as duas questões são fundamentais e terão que ser grandes prioridades”.

Importante para o desenvolvimento local, Pepe aposta em promover a agricultura no município, em três frentes: investimento na infraestrutura das estradas rurais, apoio ao escoamento da produção e apoio ao processo produtivo. “As agroindústrias de Caxias foram praticamente aniquiladas”, adverte Pepe. “Não fosse a Cooperativa dos Agricultores e Agroindústrias Familiares (Caaf), hoje não teríamos mais agroindústrias”, destaca.

Para implementar suas propostas, Pepe defende que a prefeitura vai ter que se reinventar, modernizar suas práticas administrativas. “A administração pública tem que passar por um processo de inovação”, diz ele. Além disso, afirma Pepe, “eu o Cláudio Libardi, que é o nosso vice, queremos fazer um governo com participação popular, com Orçamento Participativo, discutindo com a Câmara de Vereadores, discutindo com todos os setores da população”.

VEJA O PROGRAMA “CAXIAS PRA FRENTE”

“É inadmissível que a prefeitura de Caxias do Sul, considerando a época em que nós vivemos, não tenha feito investimentos em tecnologia da informação e praticamente nada acontece na área digital”, argumenta ele. “A maioria dos serviços que as pessoas precisam acessar na prefeitura poderia já estar ocorrendo de forma digital, sem as pessoas tendo que ir em uma repartição pública”, afirmou.

Administrador experiente, Pepe sabe que precisa enfrentar os problemas da cidade em todas as frentes, promovendo melhorias em educação, mobilidade urbana e no terreno cultural. “Faremos a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura, com a participação dos produtores culturais, artistas e pessoas interessadas no desenvolvimento da arte e da cultura”, afirma. Em relação ao transporte público, diz Pepe, “se a gente quer que Caxias vá para a frente novamente, temos que pensar nos novos modais de transporte, não só o VLT, mas inclusive uma cidade cicloamigável”. No terreno educional, Pepe destaca a necessidade de atenção especial à educação infantil

Para enfrentar a pandemia, ele defende atenção especial para conter a disseminação do vírus. Pepe aposta também no fortalecimento do SUS, na saúde da família e construção de novas unidades básicas de saúde. “Nós teremos uma gestão pública sobre o Sistema Único de Saúde, vamos ampliar os serviços, vamos ter que fazer mutirões para resolver o problema das longas filas de consultas especializadas, cirurgias e exames especializados que estão represados”. “A saúde vai voltar a ser prioridade em Caxias do Sul na nossa administração”, afirma Pepe.