Pepe quer Caxias do Sul com mais inovação, saúde, segurança e participação popular

Pepe Vargas, que já governou Caxias do Sul/RS com aprovação popular de 92%, quer ampliar o escoamento da produção do município e investir em inovação para atenuar crise econômica. “Criaremos o Programa Cidade Inteligente, em parceria com o setor privado e as universidades, para inovação tecnológica e startups”, explica

Site do PT

O médico Pepe Vargas, candidato do PT à prefeitura de Caxias do Sul/RS, já governou a cidade por dois mandatos seguidos, no período de 1997 a 2004, quando a sua administração teve aprovação de 92% da população. Na época, Caxias foi eleita a melhor cidade em qualidade de vida do Rio Grande do Sul. Em seu governo, ele promoveu uma grande revolução na saúde, aumentando em mais 300% os investimentos da prefeitura nesta área.

Atualmente deputado estadual, Pepe já foi deputado federal, quando presidiu a Frente Parlamentar que propôs ampliação do Simples e o Microempreendedor individual, beneficiando 95% das empresas de Caxias do Sul. E como ministro do governo Lula, fez o PAC Mais Máquinas com investimento de 5 bilhões de reais, que ampliou o crédito para compra de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar e diminuiu os juros dos financiamentos.

Pepe Vargas disputa a prefeitura com a coligação Caxias Pra Frente, que reúne PT, PCdoB e PSOL, e tem como candidato a vice-prefeito Claudio Libardi, do PCdoB.

Programa Custo Zero

Pepe Vargas e a coligação Caxias Pra Frente propõem em seu programa de governo a execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico que tem como uma das metas principais diversificar a produção local e atender os interesses dos pequenos produtores, comerciantes e prestadores de serviços.

Uma das iniciativas será a implantação do Programa Custo Zero, que irá garantir um ano sem a cobrança de tributos e taxas municipais.

“Trabalharemos para a indução do desenvolvimento local e para a diversificação produtiva, apoiando os negócios locais, atendendo de forma diferenciada ao pequeno produtor, comerciante ou prestador de serviço iniciante, com o Programa Custo Zero (um ano sem tributos e sem taxas municipais). É fundamental a inclusão produtiva dos setores mais necessitados de emprego formal e renda para seu sustento, que também receberão formação profissional. Criaremos o APL (arranjo produtivo local) da economia solidária e apoiaremos a cadeia produtiva da reciclagem”, anuncia Pepe.

O futuro governo também pretende investir na busca de inovação para garantir mais investimentos, renda e emprego para a população de Caxias.

“Queremos atrair investimento inovador, através da Casa do Empreendedor, criar distritos empresariais descentralizados, e faremos a promoção comercial e da exportação dos nossos produtos. Criaremos o Programa Cidade Inteligente, em parceria com o setor privado e as universidades, para inovação tecnológica e startups”, explica.

Outra preocupação do candidato petista é com o escoamento da produção local, já que Caxias do Sul tem um mercado muito grande e considerado de alto poder aquisitivo.

“Faremos compras públicas da indústria, da agricultura familiar e das agroindústrias de Caxias. Nosso mercado local é grande e de bom poder aquisitivo, mas é necessário garantir o escoamento da produção não absorvida internamente, e por isso atuaremos na pressão pela continuidade da BR-448 (Rodovia da Serra), pelo porto do litoral, pelo aeroporto regional e pelas estradas que escoam nossos produtos e por onde chegam nossas matérias-primas” – propõe.

Pepe em contato com feirantes durante a campanha em Caxias

Atenção básica e combate à pandemia

Pepe reafirma a sua intenção de repetir o que fez em seu governo anterior, onde a saúde era a principal prioridade. E ele quer fortalecer a atenção básica à saúde e melhorar amplamente os serviços prestados no setor, que é uma das principais reivindicações em todas as pesquisas pelo país.

“Vamos fortalecer a atenção básica à saúde, ampliaremos os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, aumentar a carga horária dos médicos para que haja um maior número de consultas. Vamos marcar consultas por telefone ou internet, acabando com as filas, são vergonhosas obrigando as pessoas a irem nas UBS na madrugada. Vamos focar também nas consultas especializadas. Voltar a fazer como era quando eu era prefeito, onde as pessoas tinham a marcação da consulta especializada na própria unidade básica sem a necessidade de gastar tempo e dinheiro para ir em outro local para marcar sua consulta”, relembra.

Pepe alerta a respeito da implicação dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o atendimento das cirurgias eletivas e nas consultas especializadas:

“Será necessário um grande mutirão para colocar em dia cirurgias eletivas e focar nas consultas especializadas que já possuíam uma fila histórica e devido a pandemia aumentou. As unidades de pronto atendimento, se a atenção a saúde básica não for bem-feita como nós fazíamos, também ficarão lotadas e será necessário manter aquilo que se construiu e conseguiu fazer agora na pandemia no que diz respeito a ampliação dos atendimentos médicos hospitalar”.

E expõe o que pensa com relação ao combate à pandemia no município, com relação ao bloqueio e a testagem do novo coronavírus:

“É importante que tenhamos uma política clara de bloqueio de transmissão do vírus, pois nós ainda precisamos conviver com a pandemia por mais um tempo.Todas as pessoas que apresentem os sintomas tem que ser testadas. Não como é feito hoje onde poucas pessoas são testadas. Todos os contatos com essas pessoas, terão a obrigatoriedade de fazer os testes para saber quem de fato precisa ficar em quarentena. Fazer uma política de telessaúde para monitorar pessoas que ficam em quarentena e, se tiver algum sintoma, precisam ir para internação hospitalar”.

Redução da violência com tecnologia

Apenas em 2020 já foram registradas mais de 70 pessoas vítimas de homicídio em Caxias do Sul, sendo que 50% delas eram de jovens como menos de 29 anos.

Este também é um dos temas prioritários da campanha de Pepe Vargas à prefeitura da cidade e ele propõe a adoção de um programa especial para tratar o problema já no primeiro mês do seu futuro governo.

Em janeiro de 2021, vamos dar início ao Primeiro Programa Municipal de Redução à Violência e Insegurança. Com ajuda da tecnologia, vamos mapear as informações e ter soluções concretas. Vamos fortalecer a guarda municipal e reforçar a atuação integrada com a Brigada Militar e Polícia Civil. Este é um grande plano integrado com políticas de educação, cultura, lazer, capacitação profissional, melhoria dos espaços urbanos e iluminação pública. O Programa Municipal de Redução à Violência e Insegurança, que é pioneiro na cidade, vai construir uma Caxias pra Frente, com segurança para todos e todas”, anuncia Pepe.

O programa de governo propõe ainda uma série de medidas para melhorar e garantir a segurança dos cidadãos, através do uso da tecnologia, estruturação da Guarda Civil, criação de núcleos comunitários de segurança e da Patrulha Maria da Penha, mapeamento da violência e da insegurança, entre outras iniciativas.

Infraestrutura e mobilidade com participação popular

Pepe Vargas pretende retomar o Orçamento Participativo criado em seu governo e que, segundo ele, foi sendo esvaziado na sua forma por outras administrações que lhe sucederam depois de ser transformado em “orçamento comunitário.

“Vamos retomar o orçamento participativo. O orçamento participativo levou obras para bairros que não tinham nenhuma rua pavimentada, como toda a região dos bairros Serrano, Rizzo, Reolon, entre tantos. O orçamento participativo levou pavimentação, abastecimento, drenagem urbana, tratamento de esgoto. Os bairros voltarão a ser priorizados, tenham certeza disso!”, compromete-se o petista.

 Na área da mobilidade urbana, Pepe propõe que Caxias também se inclua no movimento nacional pela redução do valor da passagem no transporte público.

“É importante dizer que precisamos reduzir o valor da passagem. Vamos levar Caxias para um movimento que já existe nas regiões metropolitanas, que está sendo articulado no Congresso Nacional que é a ação do Fundo Nacional para subsidiar tarifas do transporte público. Transporte público tem que ser subsidiado e isso precisa de um fundo nacional e Caxias não tem participado destes debates e nós inseriremos Caxias.”

Veja as propostas de Pepe Vargas

Da Redação, com assessoria da campanha

 

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast