Pepe Vargas: não há democracia plena enquanto Lula for preso político

Caravana Lula Livre vai percorrer o sul do país na luta pela liberdade do ex-presidente, em defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro

Luiz Inácio Lula da Silva, a maior liderança do país é preso político na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba há 362 dias. Impedido de participar das eleições e de falar com o povo, o presidente que tirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza manda um recado de esperança sempre que recebe visitas. Lula quer que estejamos unidos para lutar  defesa da democracia e contra a retirada de direitos que pauta o governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Mas como falar em democracia se temos um preso político em nosso país? A partir do momento em que a maior liderança do Brasil está presa sem provas, o sistema político que tem o povo como soberano está ameaçado. Essa é a avaliação do ex-ministro Pepe Vargas (PT-RS), atual presidente do PT-RS, para quem a defesa dos direitos democráticos do povo brasileiro é indissociável da luta pela liberdade do ex-presidente.

É por isso que, nos dias 05 e 06 de abril, a Caravana Lula Livre vai passar por Porto Alegre e Florianópolis e, no dia 07, quando a injusta prisão completa um ano, chega a Curitiba em um grande ato pela liberdade de Lula. A Caravana conta com a presença de Fernando Haddad, diversas lideranças do PT e milhares de brasileiros que acreditam na democracia, na justiça e na igualdade.

Essa é a primeira Caravana sem a presença do ex-presidente, mas repleta de suas ideias: “vamos circular o país nessas jornadas e fazer o que Lula nos instigou a fazer”, afirma Pepe Vargas. E cita o discurso de Lula no Fórum Social Mundial em Salvador, quando ele disse: “querem me prender para calar minha voz, mas eu falarei pela voz de vocês. Querem me prender pra eu ficar preso em uma cela e não poder andar, mas eu andarei pelas pernas de vocês. Querem me prender pra minha cabeça não emitir pensamentos, mas eu pensarei pela cabeça de vocês”.

Lula vale a luta!

Se com Lula vivemos em um País respeitado lá fora, é porque juntos aprendemos a enfrentar os interesses de uma minoria privilegiada, abraçando aqueles que mais precisam.Se um dia o nosso povo teve segurança de ter o que comer, ver seus filhos cursarem a faculdade e realizar o sonho de ter o próprio lar, é porque unimos nossa força e coragem com a força e a coragem de Lula.Um homem que sempre esteve ao lado do povo brasileiro, sofreu todos os tipos de preconceito e enfrentou a pobreza e a falta de recursos. As mesmas dificuldades que milhões de brasileiros ainda passam todos os dias.E é por isso que não vamos abaixar a cabeça. Em todo o país, estamos com Lula e vamos seguir em frente, porque a luta nunca foi fácil e está longe do fim.Lula é o povo brasileiro. E o povo brasileiro é Lula.Nossos sonhos de construir um País mais justo jamais serão aprisionados!#LulaValeALuta!

Publicado por PT – Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 5 de abril de 2018

Pepe ressalta ainda que “isso é um chamamento a todas as pessoas que entendem a importância da luta democrática – mesmo que não sejam filiadas ao PT – a se engajarem nesse processo”, pois, a medida em que temos um preso político no Brasil em pleno século 21, “não vivemos o regime democrático em sua plenitude”.

Programação dos atos em Porto Alegre

Sexta-feira, 05 de abril de 2019 – Por democracia e pelo direito a aposentadoria

13h15 – Participação no Programa da Rádio Guaíba (Programa do Juremir)
17H30 – Concentração no Largo Glenio Peres (ao lado do Mercado Público)
18h30 – Início da caminhada: Saída do Largo Glênio Peres, segue pela Av. Borges de Medeiros, dobra na Rua Jerônimo Coelho até a Praça da Matriz.
19h00 – Ato no auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Jornada Lula Livre

Entre os dias 7 e 10 de abril todas as atenções estarão voltadas para a Jornada Lula Livre, iniciativa que pretender reforçar o posicionamento contrário diante da atual conjuntura política brasileira e ampliar a unidade em torno das lutas em defesa do maior líder popular da história do Brasil.

Com eventos programados em praticamente todos os estados brasileiros e também em diversos outros países, a Jornada Lula Livre terá seu grande ato nacional realizado no dia 7, dia em que a prisão política completa um ano.

A iniciativa é parte da reorganização das estratégias de mobilização dos comitês populares espalhados por todas as regiões da nação e reativa e campanha Lula Livre lançada ano passado. A jornada também se readequará aos lamentáveis desdobramentos políticos que aconteceram no país a partir da eleição de Jair Bolsonaro, como a reforma de Previdência.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Na frente em Caxias do Sul, Pepe Vargas tem compromisso com saúde, emprego e renda Eleições

Mais notícias

PT Cast