Petição defende posse de conselheira cassada por gritar “Lula Livre!”

A conselheira tutelar Rosana Kloster, eleita em 2019 para o Conselho da Criança e do Adolescente de Curitiba/PR, foi exonerada por causa de um vídeo em que expressava o seu apoio pela libertação do ex-presidente. Com o fim da liminar que a mantinha na função, o Comtiba decidiu pela sua exoneração

Divulgação

Rosana Kloster, à esquerda, conselheira tutelar exonerada por causa da manifestação de apoio a Lula

Petição na internet pede a anulação da cassação da conselheira tutela Rosana Kloster, eleita em outubro de 2019 para o Conselho Tutelar de Curitiba/PR.

Ela teve a sua candidatura cassada devido à exposição em rede social de um vídeo em que comemorava gritando “Lula Livre!” em apoio à campanha nacional pela libertação do ex-presidente. No vídeo, ela está acompanhada de Aline Castro, outra conselheira eleita. Esse vídeo foi divulgado nas redes sociais sem autorização das duas. Na época, elas sofreram muitos ataques e ofensas, Aline inclusive sofreu injúrias raciais.

O Conselho da Criança e do Adolescente de Curitiba  julgou na época que Rosana e Aline não possuíam “idoneidade” para assumir os cargos.

Em março do ano passado, elas recorreram ao Tribunal de Justiça contra a decisão e Aline Castro conseguiu tomar posse naquele mesmo mês, enquanto que Rosana assumiu em abril. No entanto, a liminar que a sustentava no cargo foi derrubada na último dia 9 de fevereiro e agora ela vai ser exonerada por decisão do Comtiba. Aline Castro permanece no cargo.

Rosana agora aguarda a Prefeitura de Curitiba informar a sua exoneração

Diante do ato do Conselho Tutelar e do argumento da Justiça de não poder rebater decisão uma administrativo do órgão foi iniciada uma pressão popular por parte de movimentos para anular tal ato considerado como autoritário e discriminatório contra Rosana Kloster.

Trajetória

Rosana Kloster foi educadora por 4 anos no município de Curitiba, estudante de Licenciatura em Ciências Sociais pelo programa PROUNI 100%.

Enquanto estudante desenvolveu pesquisa na área do Adolescente em Conflito com a Lei,  foi professora PSS no Estado do Paraná e é militante na área dos Direitos Humanos.

No ano de 2019 foi eleita Conselheira Tutelar na cidade de Curitiba, com uma campanha com recurso zero, apoiada pela sua trajetória social e profissional.

Para assinar a petição em favor de Rosana basta acessar o link abaixo.

ASSINE AQUI