Petistas debatem conjuntura nacional na Vigília Lula Livre

A resistência da Vigília e a importância da luta pela liberdade de Lula foram temas centrais na roda de conversa que debateu o enfrentamento aos retrocessos que o país atravessa

Joka Madruga

Roda de conversa na Vigília Lula Livre

A Vigília Lula Livre é a maior trincheira democrática do país e resiste há mais de 500 dias pela liberdade do ex-presidente Lula, preso político desde 07 de abril de 2018. Desde esse episódio lamentável para a democracia brasileira, os direitos do povo brasileiro têm sido atacados pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PSL).  Essa conjuntura foi tema de uma roda de conversa realizada na Vigília na tarde desta quinta-feira (29) com a presença de alguns dos grandes nomes do Partido dos Trabalhadores.

A liberdade de Lula representa a liberdade do povo brasileiro

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, que participou do debate antes de visitar o ex-presidente, reafirmou a grandeza de Lula frente a injustiça que tem sofrido. O deputado relata que todos que saem da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba saem “inspirados para continuar com mais determinação e força na luta”.

E acrescenta que “a bandeira pela liberdade de Lula transcende a questão particular, pois é uma defesa do legado de seu governo. O nome de Lula se confunde com a bandeira de um país mais justo, democrático e soberano”.

Sua fala dialoga com as palavras do deputado federal Enio Verri que ressalta: “Lula livre é um simbolo que representa o avanço da democracia, a conquista de direitos, a luta pela reforma agrária e pelo fortalecimento do Estado nacional”. Sobre esse último ponto, o parlamentar ressalta a importância de defender a soberania nacional que tem sido fortemente atacada pelo desgoverno Bolsonaro.

O tema também foi destacado pelo presidente do PT- Rio Grande do Sul, Pepe Vargas, ao afirmar que Lula foi preso por tudo que fez pelo Brasil – “por ter enfrentado essa exclusão histórica das elites, que nunca quiseram um país para todos, por ter ousado na arena internacional e se articulado com outros países em desenvolvimento para quebrar uma ordem unipolar e construir uma ordem multipolar com mais oportunidade de defesa da soberania dos povos”.

A Vigília Lula Livre foi exaltada pelo secretário Nacional de Comunicação do PT, Carlos Árabe, como “o lugar onde se trava uma luta decisiva para a democracia no Brasil”.

Sua fala foi endossada pela secretária de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente. Ela relata que os líderes internacionais que visitam Lula sempre saem de Curitiba surpresos com a força da Vigília. “Quando eles chegam aqui, veem a força da Vigília, a força da nossa militância, a força do nosso Partido”, conta.

Assista ao debate

AO VIVO na Vigília #LulaLivre | Roda de Conversa sobre a Atual Conjuntura com lideranças do PT Nacional e Estadual

Publicado por PT Paraná em Quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast