Petistas denunciam golpe na Bolívia e se solidarizam com Evo Morales

Deputados da Bancada do PT repudiaram o golpe e prestaram solidariedade ao povo boliviano e ao presidente

Reprodução Telesur

Mais um golpe é consumado na América Latina. O presidente da Bolívia recém-eleito, Evo Morales renunciou ao maior cargo do parlamento neste domingo (11), após as Forças Armadas e da Defensoria Pública boliviana aderirem ao golpismo promovido pela oposição.

Os deputados da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para repudiaram o golpe e prestaram solidariedade ao povo boliviano e ao presidente Evo Morales.

“Evo Morales não tem qualquer acusação judicial contra si, mas golpistas querem prendê-lo porque está em curso a destruição da democracia e do Estado de Direito na Bolívia por parte das elites que dominaram o país por dois séculos e não aceitam ser derrotadas por um indígena. A extrema-direita local (Luis Camacho) e continental está por trás desse golpe. Toda nossa solidariedade a Evo Morales, Álvaro Garcia e ao povo boliviano. Que logo possam retomar a normalidade democrática”, afirmou o líder da bancada do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS)

Para a presidenta do PT nacional Gleisi Hoffmann (PR) a “Direita não combina com democracia. Outro golpe na América Latina. Tirar Evo da presidência, desconhecer o resultado da eleição e não se submeter a outra é típico da elite atrasada, violenta e submissa ao capital. Agora vão tirar os direitos do povo Boliviano. Já conhecemos esse script”, denunciou Gleisi.

A Professora Rosa Neide (PT-MT) usou seu Twitter par destacar que Evo renunciou para evitar mortes. “A direita na América Latina recorre sempre à violência para fazer valer seu pensamento. Evo Morales renuncia para evitar um banho de sangue e uma guerra civil na Bolívia. Força Evo. ”

“Sem aceitar o jogo democrático, a oposição ameaça com um Golpe Militar, forçando a renúncia de Evo. Vergonha! Espero que o Brasil e suas forças – incluindo organizações sociais e editoriais de imprensa – repudiem tal absurdo”, escreveu a deputada Maria do Rosário (PT-RS) em suas redes sociais.

Para o deputado Assis Carvalho (PT-PI) é um dia triste. “Com o golpe de estado, onde Evo Morales foi obrigado a renunciar, quem perde é o povo boliviano. Quem ganha é a elite que não aceita a democracia, nem que os pobres tenham direitos. Dia triste para a América Latina”.

Os deputados Erika Kokay, José Guimarães, Carlos Veras, Alexandre Padilha e Odair Cunha, também denunciaram o golpe na Bolívia e desejaram forças ao presidente Evo Morales.

Terrorismo

 

“Evo Morales renuncia em meio a um golpe fascista. A ultradireita queimou casas de suas irmãs, de dois governadores, além de agredir e humilhar publicamente uma prefeita publicamente. A ultradireita e as elites não toleram a democracia. Evo foi eleito no primeiro turno”, afirmou Reginaldo Lopes (PT-MG)

Pouco antes de Morales oficializar sua saída da presidência, governadores, deputados, senadores, ministros e a presidenta do Tribunal Supremo Eleitoral deixaram seus postos em meio ao avanço da violência dos golpistas, que queimaram casas e perseguiram parentes dos moralistas.

Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP) o terrorismo praticado pela oposição levou Morales a renunciar. “Apesar de Evo Morales ter convocado novas eleições, o golpe de Estado na Bolívia se consumou. Com agressões e terrorismo contra os familiares de ministros e ocupantes dos altos cargos do governo, a oposição conseguiu que Evo renunciasse à presidência. Evo o mundo está contigo”.

“Mais um golpe na América Latina. A renúncia de Evo na Bolívia é reflexo desse neoliberalismo cruel e desse movimento fascista que burla processos eleitorais, esmaga democracias, retira direitos, persegue cidadãos e estimula o ódio, preconceito e violência”, escreveu Leonardo Monteiro (PT-MG) em suas redes sociais.

Waldenor Pereira (PT-BA) repudia mais um ataque a democracia na América Latina. “Golpe de Estado na Bolívia: mesmo após convocar novas eleições, atendendo às manifestações do povo, o exército da Bolívia – atuando em favor da extrema-direita – coagiu e o presidente reeleito, Evo Morales, renunciou. Repudiamos mais este atentado à democracia da América Latina”.

Novas Eleições

 

Para alguns deputados o melhor para o futuro da Bolívia são novas eleições. “O GOLPE NA BOLÍVIA É GRAVÍSSIMO! As elites bolivianas, com apoios externos, não aceitam o resultado das eleições nem a convocação de novas eleições por Evo Morales. Somente eleições livres e democráticas podem resolver a crise na Bolívia”, alertou o deputado Helder Salomão (PT-ES).

Paulo Teixeira (PT-SP) também foi na mesma linha que Helder, “Golpe na Bolívia derruba Evo Morales. É fundamental eleições livres para decidir o futuro do país. ”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast