Petistas destacam vitória de Evo Morales na Bolívia

O presidente boliviano superou os 10%, cerca de 600 mil votos a mais do que os necessários para garantir a vitória em primeiro turno

Reprodução 247

Evo Morales

Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara usaram as redes sociais nesta terça-feira (22), para celebrar a reeleição do presidente da Bolívia Evo Morales. O presidente boliviano superou os 10%, cerca de 600 mil votos a mais do que os necessários para garantir a vitória em primeiro turno.

O opositor de Morales, Carlos Mesa, obteve 36,12% dos 95,38% dos votos apurados, enquanto Evo Morales atingiu a casa de 46,86%.

Essa é a quarta eleição consecutiva que Morales vence a turma da direita boliviana. A vitória maiúscula de Morales reflete no parlamento, onde o presidente conta com a maioria na Câmara e no Senado daquele País.

“Meus parabéns ao presidente Evo Morales pela sua vitória contundente e que ele possa, junto com o povo boliviano, seguir avançando neste que é o melhor momento econômico da história da Bolívia”, escreveu no Twitter o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

A presidenta Nacional do PT e deputada Gleisi Hoffmann (PT) também se manifestou pelo Twitter: “Parabéns presidente! Parabéns povo boliviano! Vitória da pauta popular em eleições democráticas”, comemorou.

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP) lembrou que “em meio a um quadro de caos decorrente das administrações impopulares dos governos de direita na América do Sul, as eleições na Bolívia trazem um alento – parabéns ao presidente Evo Morales, reeleito no primeiro turno”.

Presidente da Comissão de Cultura, deputada Benedita da Silva (PT-RJ) escreveu: “Parabéns ao presidente reeleito pela linda vitória e ao povo boliviano pela recondução ao cargo desse importante presidente da América Latina”.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) fez questão de destacar o chororô da oposição que virá com o resultado eleitoral. “Evo Morales ganha no primeiro turno, Netanyahu sai do governo: grande dia! A oposição aprendiz de golpista vai contestar eleição. Bolivianos não aceitam agenda de Macri, Piñera, Bolsonaro, Lenin Moreno…”, escreveu Padilha em sua conta no Twitter.

Para o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) a vitória de Morales é importante porque a esquerda mostra força eleitoral e importância política. “A solidariedade é a opção em países outrora devastados pelo colonialismo e pela dependência econômica”, destacou.

Os parlamentares Luizianne Lins (CE), Henrique Fontana (RS), José Guimarães (CE), Rogério Correia (MG) e Odair Cunha (MG) também celebraram essa importante vitória do presidente boliviano, Evo Morales.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast