Petistas homenageiam “heróis” que fizeram ato extremo por Lula

Militantes fizeram greve de fome que durou 26 dias em defesa da democracia e pela liberdade do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva

Alessandro Dantas

Gleisi e Lindbergh participaram de ato com grevistas para pedir audiências no STF

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores homenagearam os militantes que fizeram uma greve de fome por 26 dias. A manifestação a favor da democracia e pela liberdade do ex-presidente Lula havia começado no dia 31 de julho.

A senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, enviou um vídeo em homenagem aos grevistas, agradecendo a manifestação em nome do partido e de Lula. Para Gleisi, eles foram verdadeiros heróis.

“Vocês conseguiram mobilizar milhares de pessoas, chamar a atenção para a injustiça que está acontecendo no Brasil e com o presidente Lula. Vocês conseguiram ser voz ouvida no STF. E mesmo que os juízes não tenham tomado as providências necessárias, com certeza eles ficaram sensibilizados. Vocês são heróis”, diz a mensagem da senadora.

No mesmo tom, o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, afirmou que os manifestantes “entraram para a memória histórica dos grandes heróis do povo brasileiro”.

Além de Gleisi e Pimenta, diversos parlamentares petistas participaram de atos solidários aos manifestantes. Entre eles, o líder da Bancada do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e os senadores Humberto Costa (PE), Regina Sousa (PI), Fátima Bezerra (RN), Jorge Viana (AC) e Paulo Rocha (PA).

Em um desses eventos, senadores(as) e deputados(as) chegaram a pressionar para que manifestantes pudessem entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) para protocolar documentos.

Após muita burocracia, os grevistas conseguiram apresentar onze petições solicitando audiências com cada ministro da Corte. O objetivo foi pedir a votação das Ações Diretas de Constitucionalidade (ADC) sobre prisão após condenação em segunda instância.

Além de Lula, cerca de 150 mil pessoas estão presas no país sem que tenham sido julgadas pela terceira instância da Justiça.

Os grevistas foram recebidos pela presidenta do Supremo, Carmen Lúcia, além de Luís Barroso, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e os funcionários de Gilmar Mendes.

Ato solidário

A greve de fome contou com sete participantes e chegou ao fim na manhã deste sábado (25). Eles participaram de um evento no Centro Cultural de Brasília (CCB), onde estavam alojados desde o início do protesto. A manifestação foi promovida por movimentos e entidades solidários ao ato extremo.

O fim da grave foi oficializado por meio de um manifesto. No documento, eles afirmam que a manifestação cumpriu o objetivo e contribuiu com a luta pelo enfrentamento ao golpe de 2016 e seus desdobramentos.

“Nos sentimos vitoriosos, pois assim se sentem os povos que lutam, e tivemos acúmulos importantes para o conjunto da luta popular”, diz o manifesto.

No documento, eles reforçam o discurso pela libertação do ex-presidente Lula (PT), que está preso em Curitiba (PR) desde 7 de abril, e apontaram a existência de uma “ditadura do Judiciário” ao mencionarem o STF.

Os militantes também receberam apoio, ao longo da greve, de organizações, movimentos, grupos e instituições em geral, além de manifestações individuais por parte de juristas, artistas e outros.

Ao todo, foram mais de 500 cartas de apoio ao movimento de greve, segundo o site Brasil de Fato.

Manifestações

Confira, abaixo, as postagens da Bancada do PT no Senado em apoio aos grevistas:

Gleisi Hoffmann

Grevistas de Fome encerram ato extremo após 26 dias

Mensagem da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, aos companheiros e companheiras dos movimentos sociais que, durante 26 dias, fizeram uma greve de fome por Justiça no STF e para defender os direitos do povo brasileiro.Saiba mais:https://pt.org.br/aclamados-como-herois-grevistas-encerram-ato-extremo-apos-26-dias/

Publicado por Gleisi Hoffmann em Domingo, 26 de agosto de 2018

Lindbergh Farias

Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann, Elvino Bohn Gass e Paulo Pimenta visitam os manifestantes que fazem greve de fome em protesto contra a prisão de Lula.

Publicado por Lindbergh Farias em Terça-feira, 7 de agosto de 2018

Humberto Costa

NA LUTA POR LulaVisito, agora, os companheiros do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em greve de fome por #LulaLivre.

Publicado por Humberto Costa em Quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Regina Sousa

Ontem visitamos os seis militantes de movimentos sociais que estão em greve de fome, há sete dias, reivindicando a…

Publicado por Regina Sousa em Terça-feira, 7 de agosto de 2018

Fátima Bezerra

Vim aqui falar de esperança. Esse gesto de vocês é um ato de coragem e representa o desejo da sociedade de lutar por justiça e combater a fome no país”, afirmou Fátima, ao visitar os companheiros que estão em greve de fome por #LulaLivre e por justiça no STF. #EquipeFB pic.twitter.com/N3lHkDZhZq
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) August 8, 2018

Paulo Rocha

Greve de fome pela liberdade de Lula.

COMPANHEIROS FAZEM GREVE DE FOME PELA LIBERTAÇÃO DE LULASeis companheiros fazem uma greve de fome pela libertação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Protesto em Brasília, na frente da sede do Supremo Tribunal Federal (STF), já é marca dos atos que reivindicam a candidatura de Lula, preso político da confraria de Curitiba desde 7 de abril.Fazem parte da greve de fome integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Central dos Movimentos Populares (CMP).Colocamos a nossa luta e solidariedade a disposição da companheirada.

Publicado por Paulo Rocha em Quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Por PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast