Petistas pedem reformulação de conselho envolvido na Operação Zelotes

Para deputados do PT, o Carf precisa ser urgentemente reformulado. Conselho está envolvido em um dos maiores casos de sonegação fiscal da história do País

Os deputados do Partido dos Trabalhadores que participaram da audiência pública que ouvi, na quarta-feira (13), o procurador da República Frederico Paiva, responsável pela Operação Zelotes, foram unânimes em afirmar que a estrutura do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), epicentro de uma fraude que pode chegar a R$ 19,6 bilhões, precisa ser urgentemente reformulada.

Cerca de 74 julgamentos do conselho estão sob suspeita na Operação Zelotes, da Operação Lava Jato. O esquema investigado é um dos maiores casos de sonegação fiscal da história do País.

“O entendimento que tenho hoje é que esse Conselho é um mal para o País. Ou ele tem que ser reformulado totalmente ou ser substituído por outra esfera de julgamento diferente da que existe hoje”, avaliou o deputado Toninho Wandscheer (PT-PR).

Para o deputado Vicente Cândido (PT-SP), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, a mudança na legislação pode ser uma das possíveis soluções para melhorar a atuação do Carf.

Além disso, Cândido lembrou que os projetos de lei 2412/07, que dispõe sobre a execução administrativa da dívida ativa, e o 381/14, que estabelece normas gerais sobre o processo administrativo fiscal no âmbito das administrações tributárias, podem apoiar no julgamento de processos.

“São dois projetos que podem ajudar bastante na agilidade e na transparência no julgamento desses processos”, afirmou Vicente Cândido.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast