Petistas saem em defesa de Dilma e garantem luta contra o golpe

Parlamentares do PT classificaram como “chantagem” a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) de abrir o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff

Diversos parlamentares petistas e integrantes da base do governo Dilma Rousseff criticaram, nesta quarta-feira (2), a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de abrir um processo de impeachment contra a presidenta.

“Cunha anunciou agora abertura do processo do impeachment. Não vai ter golpe, Cunha. Não vais rasgar a Constituição! Vamos para a rua resistir”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), pelo Twitter.

O parlamentar petista classificou a ação como “chantagem”. “No momento que o PT decidiu, de maneira correta, votar a favor da abertura do processo contra Cunha, ele responde dessa maneira”, criticou Pimenta.

“A Presidenta é honesta. Não pesa nenhuma acusação contra Dilma Rousseff, diferente do que ocorre com o Eduardo Cunha, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro”, comparou o deputado.

Pelo Twitter, as deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Erika Kokay (PT-DF), também defenderam a presidenta Dilma e a democracia.

“Chantagem contra a democracia! Inaceitável ato de Cunha que abriu o impeachment porque não teve o apoio do PT para salvar-se no Conselho de Ética”, afirmou Maria do Rosário.

“Chantagista, Cunha anuncia abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma após declaração da bancada do PT que votará pela admissibilidade do seu processo de cassação”, lembrou Kokay.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a atitude de Cunha foi a “chantagem de mais baixo nível que se pode ver numa República”.

“Acuado pelo PT no Conselho de Ética, Cunha parte para a chantagem barata”, disse o líder.

A senadora Gleisi Hoffmann fez coro ao colega do Senado e acusou Cunha por quebra de decoro e “retaliação”.

“Se isso não é quebra de decoro, não sei o que mais seria. Em retaliação à decisão do PT, Eduardo Cunha usa do cargo para evitar um processo contra ele”, disse no Twitter.

Dirigentes – O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, também usou as redes sociais para externar indignação diante da ação de Cunha. “Golpistas não passarão!”, escreveu.

“É melhor enfrentar as disputas que virão, de cabeça erguida do que ceder à chantagem”, respondeu o secretário Nacional de Comunicação do PT, Alberto Cantalice, em sua página no Twitter.

O secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, também acusou o presidente da Câmara de “chantagista” e o acusou de cometer “mais um crime político”.

“Nós não vamos aceitar nenhuma tentativa da golpe e vamos manter nosso processo de mobilização com unidade dos movimentos sociais, para fazermos esse enfrentamento real e necessário. Vamos juntos nessa luta. Faço um chamado a toda a nossa militância, com muita calma, muita tranquilidade, montar nossa estratégia e continuar o processo de mobilização nas ruas e nas redes pedindo o Fora Cunha e defendendo a nossa democracia e o governo da presidenta Dilma”, declarou em vídeo nas redes sociais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast