PGR atua para ajudar Bolsonaro na CPI, denunciam governadores

Governadores do Nordeste apontam que ofício no qual subprocuradora acusa governadores de mau uso de recursos durante a pandemia é manobra política e abuso de autoridade

Site do PT

Governadores reagem a ação política da PGR

Os nove governadores do Nordeste denunciam que a Procuradoria-Geral da República (PGR) age politicamente para ajudar o governo Bolsonaro a se eximir da culpa e responsabilizar estados e municípios pela tragédia sanitária e humanitária que assola o país. A ação da PGR, ressaltam, busca “subsidiar o discurso do governo federal no panorama da novel Comissão Parlamentar de Inquérito”, a CPI da Covid, instalada na terça-feira (27) pelo Senado.

Para frear esse uso político da PGR, os governadores enviaram pedido para que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abra procedimento disciplinar contra a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo. Em claro abuso de autoridade, segundo os governadores, Lindôra enviou aos estados, na segunda-feira (26), ofício acusando os gestores estaduais de malversação dos recursos para o combate à pandemia do coronavírus.

“Um olhar atento sobre a atuação da PGR verifica que há um direcionamento de esforços para encontrar indícios que tragam descrédito para as administrações estaduais e municipais junto aos cidadãos brasileiros ao passo que se observa uma discrepante tolerância com todas as graves falhas do governo federal no combate à pandemia de covid-19”, afirmam os governadores no documento.

“Ao pronunciar acusação direta contra governadores de Estado em documento público à míngua de suficientes elementos documentais de convicção, Sua Excelência (Lindora) toma parte em polarização federativa de cunho político, desnuda convicções pessoais e trai sua falta de isenção para a condução do procedimento investigativo, devendo ser afastada por motivo de suspeição”, conclui o pedido, que leva a assinatura dos governadores do Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Estratégia governista na CPI

Depois de não conseguir impedir a instalação da CPI, Jair Bolsonaro orientou os senadores governistas a desviarem o foco do governo federal e tentar responsabilizar governadores e prefeitos. A ação da subprocuradora certamente ajuda a base aliada nessa missão.

No entanto, embora os governistas tentem, sobram evidências de que foi a gestão de Bolsonaro, marcada pela omissão e sabotagem às medidas preventivas, que fez do Brasil o país onde, atualmente, mais se morre por Covid-19. Como frisou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), membro suplente da CPI, na sessão de instalação, a comissão vai “mostrar ao Brasil que a tese da imunidade de rebanho (colocada em prática por Bolsonaro) é o principal causador das (quase) 400 mil mortes” já registradas.

Da Redação, com informações do UOL

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast