Políticas públicas do Brasil são exemplo para demais países, avalia Nobel

Em encontro com o ministro da Educação, na Coreia do Sul, James Heckman destacou importância do investimento em educação infantil

O vencedor do prêmio Nobel em 2000, o economista norte-americano James Heckman, elogiou, em encontro com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, as políticas públicas do Brasil. Para ele, as ações brasileiras são exemplo para as demais nações.

O encontro entre o Nobel e Janine aconteceu na terça-feira (19), em Incheon, na Coreia do Sul. A reunião foi promovida pelo presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, antes da abertura do Fórum Mundial de Educação, feito pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Além disso, durante o encontro, eles debateram a importância de antecipar o investimento na educação de crianças como forma de contribuir para o desenvolvimento dos países.

Para Heckman, a tendência atual é esperar que o desenvolvimento das crianças comece somente na escola. No entanto, ele considera essa iniciativa um desperdício, pois, o estímulo às habilidades pode ajudar no desenvolvimento escolar.

O Nobel de 2014 Kailash Satyarthi, que dividiu o prêmio com a paquistanesa Malala Yousafzai, reforçou a importância de as famílias investirem na educação das crianças o mais cedo possível. Segundo ele, com isso, os jovens terão menos chances de ingressar na prostituição ou no trabalho infantil.

Creches — Durante o encontro, o ministro da Educação do Brasil falou sobre as iniciativas do governo nos últimos anos, com destaque para o Bolsa Família. De acordo com Janine, o programa revolucionou as políticas públicas e melhorou os índices de educação.

“Já há alguns anos o Brasil considera a educação básica como um investimento”, pontuou.

O ministro ainda falou sobre a importância do programa Brasil Carinhoso e da construção de creches. “Fico feliz em dizer que, apesar do ajuste financeiro, autorizei a construção de cerca de 300 novas creches”, explicou Janine Ribeiro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Educação

PT Cast