Políticas públicas levam Dilma a 46% do votos de idosos

Pesquisa internacional reconheceu os benefícios das políticas públicas em favor dos idosos durante os governos Lula e Dilma

Idosos tiveram atenção especial nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff e isso se reflete na expressiva intenção de voto previstas nas pesquisas eleitorais. Segundo o Datafolha, Dilma tem 46% da preferência entre os maiores de 55 anos, enquanto Aécio Neves e Marina Silva  estão empatados com 18% cada.

O levantamento Global AgeWatch Index 2013, realizado pela ONG HelpAge International, que luta pelos direitos dos idosos, colocou o Brasil em 31º lugar entre os países onde os idosos vivem melhor. A pesquisa teve base em dados de 13 indicadores que se referem à áreas consideradas essenciais: garantia de renda, saúde, emprego e educação e ambiente social.

Em cada um desses quesitos, os países receberam nota de zero a cem. A média dessa pontuação estabelece o lugar no ranking. O Brasil teve média de 58,9 pontos. O melhor desempenho foi na categoria “Garantia de Renda”, colocando o Brasil na 12ª posição mundial.

O Estatuto do Idoso, de 2003, foi elogiado pela pesquisa como medida que ajudou o país a diminuir a desigualdade social. O documento assegura, por exemplo, a assistência de um salário mínimo e o tratamento de saúde para os idosos que estão na linha de pobreza.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou na quarta-feira (1º) que, em todo o mundo,  pelo menos 48% das pessoas com idade para se aposentar não recebem nenhum benefício. No Brasil, a Secretaria de Políticas de Previdência Social constatou, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2011, que 82,1% dos idosos têm cobertura previdenciária.

O teto da aposentadoria no país (INSS) está entre os mais altos do mundo (US$ 2 mil), próximo ao teto pago pela previdência pública da Europa e Estados Unidos. Nos 12 anos de governo Lula e Dilma, 30 milhões de brasileiros foram incluídos na Previdência Social e aumentou de 37 milhões para 67 milhões o número de pensionistas e aposentados assistidos pela Previdência.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 15 mil idosos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova de acesso ao nível superior. Em 2009 eram 4,7 mil. De 2013 para 2060, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou de 75 para 81 anos. A média das mulheres é de 84 anos e dos homens, 78.

O programa Saúde Não Tem Preço criado em 2011, distribui, gratuitamente,  remédios para pessoas com hipertensão, diabetes ou asma. Basta levar a receita em uma das farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular e retirar o medicamento. Hoje mais de 800 remédios são oferecidos de graça pelo SUS.

Em 2007, o governo criou a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, para acompanhar as condições do idoso, como controle de peso, glicemia e medicações. A caderneta também estabelece critérios de risco para que as equipes da Saúde da Família possa priorizar o atendimento.

Outra conquista foi a Carteira do Idoso, fornecida para pessoas acima de 60 anos, com renda de até dois salários mínimos. Ela garante o acesso gratuito ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens interestaduais.

O principal programa de habitação do governo, o Minha Casa, Minha Vida, pelo menos 3% das unidades para os idosos. De acordo com as diretrizes do programa, o empreendimento deve estar inserido na malha urbana ou em zonas de expansão urbana que tenham via pública de acesso, infraestrutura urbana básica com pavimentação, drenagem pluvial, calçadas, guias e sarjetas, rede de energia elétrica e iluminação pública, rede para abastecimento de água potável e soluções para esgotamento sanitário e coleta de lixo.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícia