Popularidade de Lula dispara na internet, mostram levantamentos

Além de ganhar uma média de 24.549 novos seguidores por dia em suas redes sociais, o presidente Lula viu seu Índice de Popularidade Digital crescer nas últimas semanas

Ricardo Stuckert

Lula fica muito feliz com a sua curtida!

Enquanto ainda não pode viajar pelo país, como disse ter a intenção de fazer em breve, tão logo esteja totalmente imunizado contra a Covid-19, o presidente Lula vai conquistando cada vez mais espaço na internet, mostram dados divulgados nesta quinta-feira (8).

Segundo levantamento da consultoria Bites, divulgado pela Época, desde que foi inocentado, em 8 de março, o presidente ganhou 739 mil seguidores em seus perfis oficiais no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. São 24.549 novos inscritos por dia. A média diária anterior, desde 1º de janeiro de 2019, era de 5.131. Houve aumento também no engajamento dos seguidores. O volume de curtidas, compartilhamentos, comentários e retuítes cresceu 191%.

Outro levantamento, feito pela consultoria Quaest e divulgado pela Folha de S. Paulo, também mostra o aumento de popularidade de Lula na internet. O Índice de Popularidade Digital (IPD) do presidente está em 61,9, numa escala que vai de 0 a 100. Em 7 de março, um dia antes da anulação dos processos da Lava Jato, era de 55,18.

O IPD avalia o desempenho de personalidades da política nacional no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. Quanto mais alto o valor, maior a popularidade. “São monitoradas seis dimensões nas redes: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipedia)”, explica a Folha.

Da Redação, com Época e Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast