Povo rejeita fortemente arbitrariedades contra Lula

Lula Livre e Resistência foram as palavras de ordem nas principais cidades brasileiras onde aconteceram manifestações de apoio ao presidente

cut

Defender Lula é salvar a democracia e garantir um Estado de direito e não de exceção. Esse foi um dos principais recados da população que foi às ruas na tarde desta sexta-feira (6), dia da execução do mandado de prisão contra o ex-presidente de Lula, condenado injustamente e sem provas pelo juiz Sérgio Moro. As palavras de ordem “Lula Livre” e “Lula Inocente “foram as mais entoadas pelas multidões.

Segundo o MST, em todo país, 15 mil Sem Terra bloquearam mais de 50 pontos de rodovias .

Ao longo do dia milhares de militantes de organizações, movimentos sociais, entidades sindicais e trabalhadoras e trabalhadoras de todo o país protestaram contra a decisão da justiça brasileira em mandar prender o ex-presidente Lula sem crimes e sem provas.

Nas redes sociais a #OcupaSãoBernardo ficou em primeiro lugar no ranking do Twitter Brasil.

Em São Paulo, metalúrgicos do turno da tarde da Volkswagem saíram da fábrica e caminharam pela Rodovia Anchieta em direção à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde Lula está cercado por amigos e autoridades desde ontem a noite, para se juntar à Vigília pela Democracia permanente, que reúne no local milhares de militantes.

Metalúrgicos do ABC

No Piauí, manifestantes bloquearam a BR-330 entre os municípios de Ipiaú e Jitaúna no final da manhã e liberaram no início da tarde. O grupo prometeu retornar caso Lula seja preso em Curitiba/PR, no início da noite.

Ato no Piauí

Já em Teresina, na capital piauiense, a BR 316 ficou interditada no início da tarde, na altura da localidade Chapadinha. Foi bloqueada por manifestantes em protesto contra a prisão do ex-presidente Lula e em defesa da democracia e da justiça.

Ato próximo a Teresina

Em Recife/PE, a mobilização iniciou na Praça do Derby. Desde às 15h CUT, Frente Brasil Popular e movimentos sociais e populares pedem Lula Livre.

Ato em Recife

Caminhada em Fortaleza/CE começou no final da tarde e percorreu as ruas do bairro Benfica.

Ato em Benfica em Fortaleza

Em Porto Alegre, no Ato na Esquina Democrática. Lula livre, sim. Golpe, não!

Ato em Porto Alegre

Em Salvador, região do Iguatemi, coração do centro financeiro da capital baiana, o ato Lula Livre reuniu centenas de militantes.

Ato no Iguatemi de Salvador

Em João Pessoa, os manifestantes defensores da democracia começaram a se reunir no início da noite no Lyceu Paraibano, tradicional ponto de lutas da capital paraibana.

Ato em Jo0ão Pessoa

Em Goiânia os atos de apoio ao ex-presidente começaram por volta das 17h, na Praça do Bandeirante, no centro da capital do estado de Goiás.

Ato em Goiânia no dia 6 de abril a favor de Lula

As mobilizações aconteceram até agora em 16 estados: Bahia, Sergipe, Pará, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Piauí. Ao todo o MST anuncia que está mobilizando mais de 15 mil trabalhadores rurais, que prontamente reagiram com indignação ao anúncio da prisão do companheiro Lula. Segundo a coordenação do movimento, a perspectiva é de resistência democrática e de manutenção da vigília em todo o país.

Da CUT