Presidente do PT Roraima quer diálogo e aproximação com a base

Evangelista Siqueira é deputado estadual e um dos mais jovens presidentes de um Diretório Estadual do partido

Cleber Castro

Evangelista Siqueira quer diálogo mais próximo do PT com as bases em Roraima

Para o presidente eleito do PT de Roraima, Evangelista Siqueira, o principal desafio e objetivo que se coloca para o partido no estado é a reaproximação das bases. “Nosso desafio frente ao que colocaram no 6º Congresso é voltar às bases, manter o diálogo firme com a militância”.

Deputado estadual desde 2015, ele é um dos mais jovens presidente de Diretório Estadual do partido, com 35 anos. É formado em pedagogia, com experiência na gestão de escolas, e nasceu no Maranhão, mas já vive em Boa Vista há 14 anos. Atuante no campo sindical, Siqueira é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado (Sinter) e militante ativo do setor.

Uma das propostas que Siqueira pratica em seu mandato e deve buscar replicar à frente do PT-RR é a abertura para diálogo. “Sempre que é possível discutir um projeto na casa legislativa, buscamos fazer audiências públicas para carregar o que ouvi da população”.

“Eu sou o único parlamentar estadual do PT na Assembleia Legislativa e a gente é bastante procurado por movimentos sociais, entidades de classe, e buscamos corresponder, sabendo nossa importância na medida em que nos tornamos porta-vozes dos movimentos. Então, dialogo muito com movimentos sindicais, sociais, religiosos. Consideramos o mandato muito popular no sentido de ouvir”.

Siqueira ressalta querer reforçar a aproximação do partido com a militância nas cidades do interior. “Organizar os espaços a nível estadual, fortalecer os diretórios municipais, as lideranças locais, os vereadores. E defender com veemência as causas que o partido nacionalmente e nosso estatutos e documentos preveem”.

Para ele, a questão indígena na região também merece uma atenção especial. “Em Roraima temos a particularidade da questão indígena. Uma boa parte da população é formada por mais de 10 etnias e muitos direitos foram retirados dos trabalhadores e dos indígenas, então o partido se coloca na defesa dos direitos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Com relação à eleição da senadora Gleisi Hoffmann para a presidência do PT, ele diz ter recebido a notícia com alegria. “Ela teve nosso apoio, meu pessoalmente, e será muito boa a frente do partido, que tem o desafio de apresentar no ano que vem uma nova proposta de governo”.

“Assim como tivemos a primeira mulher presidenta do Brasil, ter a Gleisi como primeira presidenta mostra que partido está atento no empoderamento feminino. Gleisi é uma senadora muito ativa, participativa, propositiva, e o PT ganha muito com isso”.

Siqueira afirma que tem promovido debates e diálogos com relação ao próximo período eleitoral, em 2018. “Vou começar reuniões regionais com os presidentes dos diretórios municipais, os vereadores, para dialogar, reunir todo mundo para construir uma proposta para 2018. Não sabemos ainda se o partido considera uma candidatura para estado. Ainda não definimos se vamos compor ou concorrer, estamos construindo”.

Da redação da Agência PT de notícias