Previdência de Bolsonaro fará homens trabalharem até os 77 anos

Equipe independente de economistas afirma que, se regras propostas pelo governo estivessem em vigor, 57% dos aposentados não conseguiriam o benefício

Frente Brasil Popular

Previdência levará homens a trabalharem até os 77 anos

As mudanças feitas pelo relator da reforma da Previdência no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 não alteram os pontos principais da reforma. A conclusão está no estudo de uma equipe de economistas e engenheiros independentes que analisou os pontos mais nefastos mantidos no texto.

Pelo relatório apresentado, os trabalhadores e trabalhadoras não conseguirão se aposentar no futuro e os poucos que conseguirem terão idade muito superior à mínima obrigatória de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres.

Integrante da equipe, a professora de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), Denise Gentil, garante que, se a reforma mantiver a idade mínima de 65 anos e o tempo mínimo de contribuição de 20 anos, boa parte dos homens só conseguirá o merecido descanso aos 77 anos de idade. Isso porque, segundo ela, um trabalhador só consegue contribuir, em média, com cinco meses ao ano.

“Numa conjuntura econômica de baixo nível de emprego, se somarmos as altas taxas de informalidade, com salários e renda menores, a tendência é diminuir ainda mais o número médio de contribuições abaixo de cinco parcelas ao ano. Isso acrescenta ainda mais tempo para que o trabalhador consiga se aposentar”, afirma a professora.

57% dos homens não se aposentariam

Entre os cálculos feitos pelos especialistas está o “percentual de exclusão”, que mostra quantos homens não teriam conseguido se aposentar, se a reforma da Previdência de Bolsonaro estivesse em vigor hoje. Pelas contas, em 2016, 57% dos homens que já cumpririam os requisitos de aposentadoria com 15 anos de contribuição e 65 anos de idade, para alcançarem a nova exigência mínima de 20 anos de contribuição, não teriam se aposentado. A depender do tempo de contribuição acima de 15 anos, a idade de aposentadoria iria variar entre 71 e 77 anos.

A economista critica ainda a manutenção do valor a ser recebido em casos de morte. Segundo ela, diminuir o benefício para 60%, a depender do número de dependentes, agrava muito mais a situação de pobreza da maioria da população.

“Para as mulheres, principalmente, é muito preocupante. Ela já perdeu o marido, que, na maioria das vezes, detém a capacidade de sustento da família. E num momento de recessão, de alto desemprego e informalidade que afetam muito mais as trabalhadoras, reduzir o valor das pensões significa a pauperização das mulheres”, analisa Denise.

Solução está no crescimento econômico

A professora de economia da URFJ afirma categoricamente que só uma política de crescimento econômico, de desenvolvimento para o país resolverá o problema da Previdência.

“A saída para todos os problemas do país, além da Previdência, é o governo apresentar frentes de trabalho, como as políticas de reindustrialização, já que as indústrias estão com uma enorme capacidade ociosa. É o desenvolvimento do progresso técnico e a distribuição da renda que serão as saídas para a crise. Essa é a conta a ser feita”, finaliza.

Por ReformadaPrevidênciaBrasil.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast