Primeira vereadora do PT em Porto Alegre é homenageada na Câmara

Ana Godoy recebeu a homenagem da bancada do PT na Câmara dos Vereadores na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda (11)

Ederson Nunes/CMPA

Ex-vereadora Ana Godoy

A ex-vereadora Ana Alves Godoy foi homenageada na Câmara Municipal de Porto Alegre pela bancada do PT na Câmara dos Vereadores, nesta segunda-feira (11), durante a sessão plenária de celebração ao 8 de março. Ela foi a primeira mulher a assumir o mandato de vereadora pelo partido na capital, de 1983 a 1988.

O propositor da homenagem, líder da bancada do PT na Câmara de Porto Alegre, Marcelo Sgarbossa, explicou que “ela semeou melhorias nas condições de vida em todos os lugares por onde passou com determinação e mobilização coletiva. Sua trajetória é uma inspiração para as novas gerações dessa incansável trabalho e compreensão de que a organização social é fundamental para transformar a realidade”.

Ana nasceu em 1939, de origem humilde, trabalhou ao longo de sua vida como doméstica, comerciária e cozinheira. Ela é a responsável pela criação de diversas associações de moradores e ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores. Também é autora do livro “Vila Esmeralda, uma voz dos que não tem vez”, em que relata suas experiência quando participava da organização comunitária do bairro Lomba do Pinheiro.

Ajudou na organização da ocupação de terrenos na Lomba do Pinheiro, na Vila Esmeralda e participou de abaixo-assinado para conseguir energia elétrica para a região. No ano de 2007, ganhou da Câmara de Vereadores o título honorífico de Líder Comunitária.

Atualmente tem 80 anos, mas segue convicta de que somente a mobilização social pode defender os direitos do povo e permitir conquistas.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast