Programa Brasil que o Povo Quer é pioneiro em participação popular

Integrada com ferramentas digitais, ação irá elaborar, com participação da sociedade, Projeto de Nação inclusivo, em oposição às ações do governo golpista

Lula Marques/Agência PT

A partir de setembro estará no ar o portal do programa Brasil que o Povo Quer, que teve seu lançamento no dia 31 de Julho, em uma parceria entre o Diretório nacional do PT e a Fundação Perseu Abramo (FPA).

Utilizando-se de plataformas digitais e reuniões com lideranças políticas e especialistas, o projeto deve produzir um programa que servirá de base para o Partido dos Trabalhadores atualizar suas políticas. A iniciativa é pioneira entre partidos políticos do Brasil.

O objetivo central do processo é elaborar com a participação da sociedade um Projeto de Nação que seja inclusivo, partindo da premissa de que se quer construir “A Grande Sociedade”, em oposição à nação para poucos privilegiados do governo golpista.

A elaboração do programa Brasil que o Povo Quer terá três fases, sendo as duas primeiras online. A FPA será responsável por implementar toda a tecnologia do projeto.

Ao todo, sete eixos temáticos serão trabalhados no portal, com participação da população, que poderá discutir os temas e avaliar os comentários feitos por outros participantes. Esse processo será dividido em etapas segmentadas até dezembro, com uma reposta para cada eixo elaborada ao final da etapa pelo Grupo de Conjuntura da FPA.

Confira a seguir os eixos a serem trabalhados:

  1. A ordem mundial, a soberania e a defesa da nação;
  2. Participação popular, liberdade e direitos. Qual democracia queremos?
  3. Integração nacional e serviços no Brasil. É possível construir um país mais justo para todos?
  4. O que é qualidade de vida para você?
  5. Quem pagará o aumento da infraestrutura e dos bens comuns no Brasil?
  6. Como reduzir a desigualdade e garantir inclusão social no Brasil?
  7. Como mobilizar os recursos naturais e tecnológicos gerando riqueza para todos?

Um oitavo eixo temático também deve ser discutido em dezembro, a partir dos temas mais relevantes entre as discussões realizada pelos participantes.

A partir de janeiro e até o mês de março, serão realizados debates e seminários, com transmissão ao vivo, trazendo especialistas e acadêmicos para discutir os sete eixos tomando por base as contribuições da população no portal Brasil que o Povo Quer.

Depois de todo esse ciclo de discussões, será elaborado um relatório final pela Fundação Perseu Abramo, que será encaminhado para o Diretório Nacional do PT. Em Maio ainda deve ocorrer um fórum nacional de consulta e em junho será tomada a decisão de encaminhamento pelo Diretório.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast