Programa Liga Preta debate temas atuais sobre a população negra do país

Os encontros virtuais são produzidos pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT e pelo Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo (FPA)

PT Nacional

Com o objetivo de dialogar sobre temas que interessam ao povo brasileiro e principalmente à população negra do país, o programa Liga Preta promove debates a cada 15 dias com convidados especiais para tratar de assuntos da atualidade brasileira.

O Liga Preta é produzido em conjunto pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT) e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo (FPA).

“Nosso objetivo é manter um diálogo aberto entre formadores de opinião, políticos, profissionais técnicos e internautas de todos os espectros, tendo em vista a situação da população de pardos e pretos no Brasil, e as políticas públicas voltadas para esse setor da sociedade, que hoje já é maioria do país”, destaca o secretário de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas.

“O Partido dos Trabalhadores dá mais um passo importante rumo ao combate ao racismo.  A discussão sobre a situação, as lutas e as conquistas da população negra brasileira ainda são temas pouco abordados pelos meios de comunicação, inclusive, pelos setores progressistas. Por isso, a realização do programa Liga Preta na grade da TVPT cumprirá um dever político e ético informando a população em geral, visibilizando o protagonismo negro e socializando o pensamento negro brasileiro”, Nilma Lino, ex-ministra da Igualdade Racial.

Temáticas

Temas como os desafios da educação na pandemia, da luta da juventude em seu contexto de superação e a influência das redes serão discutidos nos encontros virtuais.

Nesta quarta-feira, 26, o Liga Preta vai debater a saúde, a desigualdade e a pandemia da Covid-19, que ceifou quase 450 mil vidas no Brasil em pouco mais de um ano. O modelo neoliberal de privatização dos órgãos de saúde e as consequências do sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão tratados no debate online, às 19h, na TVPT.

Assista como foi o primeiro programa, que teve como tema central “Chacinas, até quando?”. Participaram do evento a ex-ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino, a vereadora do PT/RJ, Tainá de Paula, a diretora do Instituto Lula, Tamires Sampaio, e o secretário de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas.