Projeto do PT que fortalece mulher na política chega a Recife

Iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT prevê formação em política, planejamento de campanha e comunicação

Giovanna Marchi

Pré-candidatas terão assessoria jurídica, contábil e de comunicação durante processo eleitoral

As pré-candidatas do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco contarão com o suporte do projeto Elas por Elas para o fortalecimento de suas pré-campanhas. A iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres, que tem o objetivo de fortalecer a participação de mulheres na política, foi lançada no estado na última quinta-feira (14), no Recife.

A secretária de Mulheres do PT-PE, Suely Oliveira, apresentou a plataforma e explicou que as pré-candidatas passarão por processos formativos em política, planejamento de campanha e comunicação, previstos para a segunda etapa do Elas por Elas, após os lançamentos estaduais.

“É muito importante, por exemplo, que as pré-candidatas saibam lidar com a mídia. Sabemos como alguns profissionais da comunicação são capciosos, principalmente com o Partido dos Trabalhadores. Será uma formação política e feminista”, pontuou Suely.

Uma das pré-candidatas pelo PT no estado é Marília Arraes, que colocou seu nome à disposição para concorrer ao governo estadual. Ela não pôde comparecer ao ato de lançamento, mas elogiou o projeto.

“É uma iniciativa revolucionária. A ampliação dos espaços ocupados pelas mulheres dentro da política é essencial para mudar a sociedade”, disse Marília.

A deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE), pré-candidata à reeleição, também reafirmou a importância da representação política para o avanço de pautas relacionadas à igualdade de gênero.

“Algumas pautas só estão presentes na política e na sociedade devido à participação das mulheres. Se não ocuparmos esses espaços, não conseguiremos avançar em temas que nos afetam diretamente”, afirmou.

A representação de mulheres na política não deve ser apenas numérica, defendeu a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT em Pernambuco, Liana Araújo. “Precisamos que as pré-candidatas tenham compromisso com as mulheres da classe trabalhadora, que foram as mais impactadas pela reforma trabalhista implementada pelo governo ilegítimo de Michel Temer”, completou.

O Elas por Elas ainda vai garantir às pré-candidatas assessoria contábil, jurídica e de comunicação durante todo o processo eleitoral, além do suporte de uma coordenadora política do projeto em cada estado.

Entre outras lideranças, a apresentação da plataforma em Pernambuco contou com a presença da secretária de comunicação do PT-PE, Sheila Oliveira, da representante da Fundação Perseu Abramo (FPA) Vivian Farias, da advogada e militante do Movimento Negro Vera Baroni e do presidente do PT-PE, Bruno Ribeiro.

Geisa Marques, Comunicação Elas por Elas

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast