Projeto qualifica pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

A seleção pública Integração Petrobras Comunidades 2013 atua com foco em geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Um projeto, realizado com apoio da Petrobras, busca inserir pessoas com deficiência da Grande Vitória (ES) no mercado de trabalho. Coordenado pela Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb), o projeto Empregabilidade da Pessoa com Deficiência – Superação e Autonomia, promove a qualificação profissional de 80 pessoas com deficiência, e foi classificado na seleção pública Integração Petrobras Comunidades (IPC).

Os alunos, com idade entre 18 e 40 anos, terão acesso à informática, estímulo à convivência interpessoal e vivência na área administrativa. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e o exercício pleno da cidadania do aluno.

“Por conta da exigência da lei, as empresas são obrigadas a contratar profissionais com deficiência, mas têm dificuldades para encontrar pessoas qualificadas neste segmento. Com o projeto, estamos também preenchendo essa lacuna entre oferta e demanda”, explica a coordenadora do projeto, Tânia Brandão.

Tânia frisa que o diferencial do projeto é o acompanhamento da evolução do profissional. “Temos um projeto inovador que qualifica, encaminha e acompanha o profissional no mercado de trabalho, assim conseguimos minimizar as chances de não dar certo. Além disso, fornecemos esclarecimentos ao empregador sobre o portador de deficiência, desmistificando uma série de questões acerca desse público”, diz.

A seleção pública Integração Petrobras Comunidades 2013 contempla as cidades de Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Fundão, Itapemirim, Linhares, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Os projetos atuam com foco em pelo menos uma das seguintes linhas: geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Criada em 2008, Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dele, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínios e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Portal Brasil

PT Cast