Pronatec vale cada centavo investido pelo governo, ressalta Dilma

Presidenta recepcionou nesta quarta-feira (2) os 56 jovens brasileiros que participaram do WorldSkills; País ficou em primeiro lugar, com 27 medalhas

Brasília- DF 02-09-2015 Presidenta Dilma Rouseff durante recepção à Delegação Brasileira da WorldSkills 2015. (Foto: Lula Marques/Agência PT)

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (2), que os investimentos do governo federal em ensino técnico e profissionalizante são uma “alavanca para o crescimento”. Em cerimônia de recepção dos jovens brasileiros que participaram do WorldSkills, no Palácio da Alvorada, a presidenta comemorou o primeiro lugar do Brasil no campeonato mundial.

“Cada centavo que o governo federal investiu no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vale a pena e dá um imenso retorno para o País”, ressaltou.

“Nos orgulhamos porque vemos que estamos construindo o futuro do Brasil”, acrescentou, ao lembrar que os competidores brasileiros conquistaram 27 medalhas e 18 condecorações, além de ter a maior pontuação do campeonato.

O estudante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Luis Carlos Sanches Machado Júnior, foi o primeiro brasileiro a conquistar a maior pontuação geral no WorldSkills, superando 1,2 mil competidores.

Em discurso representando os 56 jovens brasileiros que participaram da competição, Luis Carlos ressaltou que o ensino técnico representa a chance de garantir um futuro melhor. Ele incentivou outros jovens a ingressarem nos cursos do Pronatec.

A presidenta concordou e afirmou que o ensino técnico é uma das alavancas para o crescimento do Brasil. “Nenhum país do mundo se transformou em grande economia sem educação técnica profissionalizante”, disse.

Dilma disse que a vitória do Brasil é histórica e “mostra para o País a força e a capacidade da sua juventude, em uma nação que precisa tanto da inovação, da tecnologia e do ensino técnico para aumentar sua produtividade”, defendeu.

O Senai é, de acordo com a presidenta, um dos principais parceiros do Pronatec. Das 27 medalhas, 25 foram conquistadas por beneficiários do Pronatec e 84% deles eram alunos do Senai.

Dilma 02-09-2015-30WorldSkills – A delegação brasileira concluiu sua participação no WorldSkills em primeiro lugar no quadro geral, a melhor colocação do País na história do evento. Antes, o Brasil havia conquistado o segundo lugar em 2011, na Inglaterra.

Os brasileiros conquistaram 27 medalhas, sendo 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze. A delegação brasileira era formada por 56 pessoas entre 17 e 22 anos, de várias cidades do País.

A edição de 2015, entre 12 e 15 de agosto, em São Paulo, foi a primeira a acontecer na América Latina, em 65 anos de evento.

A próxima edição do WorldSkills será em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, entre 14 e 19 de outubro de 2017.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast