Protestos pela democracia e contra o racismo ganham imprensa mundial

Manifestações de domingo (7) que ocuparam as ruas de pelo menos 20 capitais pelo país repercutiram em veículos como ‘Le Monde’, ‘La Nacion’, ‘Financial Times’ e os alemães ‘Sueddeutsche Zeitung’ e ‘DW News, entre outros. Protestos a favor da democracia e contra o racismo e o fascismo enfraquecem ainda mais o governo Bolsonaro

Foto: Daniel Teixeira

As manifestações de domingo (7) que ocuparam as ruas de pelo menos 20 capitais pelo país tiveram grande repercussão na imprensa estrangeira

As manifestações de domingo (7) que ocuparam as ruas de pelo menos 20 capitais pelo país tiveram grande repercussão na imprensa estrangeira. Durante todo o dia, milhares de pessoas protestaram em defesa da democracia e contra o fascismo de caráter autoritário do governo Bolsonaro e contra o racismo histórico que  oprime a população negra há séculos.

Tradicional veículo alemão, o jornal ‘Sueddeutsche Zeitung’ destaca que enquanto protestos avançam pelo país, o presidente Jair Bolsonaro ameaça retirar o Brasil da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o diário, pelo menos 3 mil pessoas marcharam pela democracia e contra o racismo em São Paulo. Torcidas organizadas de clubes da cidade convocaram movimentos sociais e negros, aponta o jornal. Também houve protestos em Brasília e em outras grandes cidades como Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

O jornal ‘Le Monde’ também noticiou os protestos, destacando as palavras de ordem e frases dos manifestantes. “Todos pela democracia”, “Fora Bolsonaro etre “Contra o racismo e o fascismo”, proclamavam cartazes. “Recua fascista, recua, o poder do povo está nas ruas” , “cantaram os manifestantes”, relata o jornal, noticiando ainda que os grupos pró-Bolsonaro estavam em menor número na capital federal.

De acordo com o argentino ‘Lá Nacion’, os protestos coincidem com as manifestações nos EUA pela morte de George Floyd, covardemente assassinado por um policial em Mineápolis, Minnesota. Mas têm em Bolsonaro o foco principal. “Os contínuos ataques do presidente aos governos estaduais, municipais e ao Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a alinhar o arco da oposição, que apontam como as políticas oficiais degradam o sistema democrático, segundo analistas”, pontua o diário argentino. Clarín e Página 12 também relatam os protestos, com este último noticiando que há um “forte repúdio no Brasil ao golpe e ao racismo”

Minar instituições

De acordo com editorial publicado pelo britânico ‘Financial Times’, Bolsonaro, cada vez mais apavorado, está desiludido “com o processo democrático pelo qual ele assumiu o cargo e quer minar as instituições que sustentam o país”. Para o jornal inglês, “poucos presidentes eleitos considerariam participar de uma manifestação na qual manifestantes pedem que o Congresso e a Suprema Corte sejam fechados e substituídos pelo regime militar”.

O diário noticia que Bolsonaro irritou-se com uma investigação da STF sobre uma suposta operação de fake envolvendo os filhos. “De modo sinistro, um dos generais de seu governo, Augusto Heleno, alertou sobre “conseqüências imprevisíveis para a estabilidade nacional” se o Supremo Tribunal Federal sustentasse o pedido de busca”, diz o editorial.

“Agora, os brasileiros estão preocupados com o fato de Bolsonaro estar tentando provocar uma crise entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário para justificar a intervenção militar”, argumenta o editorial. “Até o momento, as instituições brasileiras resistiram ao ataque, com forte apoio público”, aponta o ‘Times’. “É improvável que o exército apoie uma intervenção militar para instalar Bolsonaro como um autocrata. Mas outros países observam: os riscos para a maior democracia da América Latina são reais e estão crescendo”, conclui.

Outros jornais, agência de notícias e redes de TV também cobriram os protestos no Brasil. O canal ‘DW News’, ligado à rede alemã ‘Deutsche Welle’, o governo do Brasil está sendo criticado por sua decisão de mudar a maneira como relata as estatísticas dos coronavírus, divulgando apenas números de mortes das últimas 24 horas.

”Milhares de pessoas foram às ruas de cidades em todo o Brasil, incluindo São Paulo, para protestar a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro e seu tratamento da crise”, noticia o canal. “Ele [Bolsonaro] foi criticado por subestimar o perigo da pandemia e rejeitar a necessidade de medidas de proteção”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast