PT aprova texto base dos encontros para o 2º semestre

Eventos vão renovar Secretarias e Coordenações Setoriais, debater relação com Movimentos Sociais, mobilização do PT e inovação da ação partidária

Site do PT

A Comissão Executiva Nacional do PT aprovou na sexta-feira (25) o texto base do regulamento dos Encontros Setoriais que serão realizados no segundo semestre deste ano

De acordo com a Secretaria Nacional de Organização, os Encontros Setoriais serão realizados no segundo semestre para organizar os diferentes setores de atuação do PT, renovar as Secretarias e as Coordenações Setoriais, debater a relação com os Movimentos Sociais, a mobilização do PT e a inovação da ação partidária.

Para participar dos Encontros Setoriais é preciso fazer o pedido de filiação até o dia 1 de julho

O texto agora será analisado por uma comissão que analisará as emendas antes da divulgação do texto final, mas já há um calendário preparatório e critérios de participação que estão definidos:

Prazo para novas filiações

Poderão participar dos Encontros Setoriais quem fizer seu pedido de filiação pela internet, pelo App do PT, procurando algum filiado ou filiada que poderá registrar o pedido de filiação através da Área PT ou procurando um diretório municipal.

Todos os pedidos de filiação devem ser registrados no sistema de filiados até o dia 1º de julho

Prazo para Opção Setorial

Filiados e filiadas podem participar de até 5 áreas setoriais desde que façam a opção setorial, ou atualize seus dados quando necessário, até o dia 1º de agosto de 2021, desde que atendam aos seguintes critérios:

Para participar do Encontro de Combate ao Racismo, os filiados e filiadas deverão se declarar preto(a), pardo(a) ou fazer a opção pelo setorial até o dia 1º de agosto de 2021.

Para participar do Encontro LGBT, os filiados e filiadas deverão declarar sua orientação sexual e/ou sua identidade de gênero como pessoa trans, não binaria ou travesti até o dia 1º de agosto de 2021.

Todas as mulheres, mulheres trans e travestis que tenham declarado sua identidade de gênero até o dia 1º de agosto de 2021, poderão participar do Encontro de Mulheres.

Além das opções acima, os filiados ou filiadas podem optar ainda por até dois setoriais de livre escolha.

A adesão setorial deverá ser feita por meio da Área-PT, do aplicativo do PT ou nos diretórios, por solicitação expressa do filiado ou filiada.

Planejamento prévio do calendário

O planejamento prévio do calendário de Encontros Estaduais, deverá ser apresentado até o dia 16 de julho de 2021.

Os Encontros Estaduais serão realizados em formato virtual com possibilidade de eventuais reuniões de pequenos grupos presenciais e serão organizados pelas Secretarias e pelas Coordenadorias Setoriais, que deverão definir o calendário dos Encontros em conjunto com as Secretarias e Coordenadorias Setoriais Nacionais e com as Executivas Estaduais, sempre compatibilizando as datas para que seja garantido às mulheres, negros e negras, e LBTTS possam participação em outros Encontros.

Secretaria Nacional de Organização/PT