PT Cidades de hoje entrevista José de Filippi, prefeito de Diadema

Programa apresentado pela ex-senadora Ideli Salvatti traz, semanalmente, inovações em gestão pública colocadas em prática por prefeitos do PT nas principais cidades que administra

Site do PT

TVPT aprepsenta

O PT Cidades desta terça-feira, 15, às 19h, vai entrevistar o prefeito de Diadema, José de Filippi (PT), que em janeiro deste ano assumiu seu quarto mandato à frente do Executivo municipal. O programa, que faz parte da grade de programação da TVPT no Youtube, irá mostrar ações que a gestão petista está colocando em prática na administração municipal para enfrentar a Covid-19 e inovações na gestão de serviços públicos.

Diadema é uma cidade muito especial para o Partido dos Trabalhadores (PT). Foi neste município do Grande ABC Paulista que o PT elegeu o primeiro prefeito de sua história, nas eleições de 1982, durante as primeiras eleições livres depois de o golpe militar de 1964. Naquele ano, o então petista Gilson Menezes foi eleito prefeito de Diadema. Gilson morreu no ano passado aos 70 anos de idade.

O programa, apresentado pela ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti, a cada semana traz as experiências em gestão públicas que estão sendo desenvolvidas por prefeitos do PT nas principais cidades que o partido administra.

Diadema faz parte do berço petista no Grande ABC, assim como São Bernardo do Campo, onde o ex-presidente Lula se firmou como liderança sindical e política nacional ao conduzir as greves histórias da década de 1978-1980.

Desde o início da redemocratização do Brasil, após o golpe militar de 1964, o PT já governou Diadema por sete mandatos, dos quais, em quatro a população elegeu Filippi como prefeito.

Engenheiro civil formado pela Universidade de São Paulo (USP), Filippi tem pós-graduação em políticas públicas pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Um dos fundadores do PT, iniciou em 1980 a sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base da Zona Sul de São Paulo.

Aos 35 anos de idade, Filippi se elegeu pela primeira vez prefeito de Diadema, em 1992. Voltou ao Executivo municipal de 2001 a 2004 e se reelegeu para mais um mandato, de 2005 a 2008. Em 2010, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo, com cerca de 150 mil votos. Filippi foi secretário de Saúde do governo do prefeito Fernando Haddad, em São Paulo (2015). Casado com a assistente social Inês Maria, é pai de Pedro e Lucas.