PT cobra investigação sobre massacre no Paraná

Diretório da legenda no Paraná quer apurar responsabilidades do governo local no ato de violência. Mais de 200 pessoas ficaram feridas em protesto

(Divulgação/Joka Madruga/APP-Sindicato)

Após o massacre contra professores do Paraná e outras categorias do serviço público do estado, o Partido dos Trabalhadores cobrou que sejam investigadas as responsabilidades do governador Beto Richa (PSDB) em relação ao caso. Ao todo, mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo 15 em estado grave, segundo informações da Prefeitura de Curitiba.

Em nota, o PT no Paraná também exige investigação sobre as responsabilidades do Secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francisquini, do Comando da Polícia Militar e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), no massacre.

Os servidores protestaram, na quarta-feira (29), em frente à Assembleia Legislativa contra a votação do Projeto de Lei 252/2015, de Richa. Apesar do massacre, o texto foi aprovado e autoriza o governo a mexer no fundo de previdência dos servidores públicos do estado, a ParanáPrevidência.

“O Paraná não pode aceitar que professores e servidores sejam tratados com absoluta truculência pela Polícia Militar, com uso indiscriminado de balas de borracha, gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, spray de pimenta, cachorros e cassetetes”, diz o PT, em nota assinada pelo presidente da legenda no estado, Enio Verri.

“É preciso apurar de onde partiu a ordem para a ação truculenta da PM e punir os responsáveis”, completa o partido.

Leia a nota na íntegra:
“NOTA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DO PT-PR

O Partido dos Trabalhadores do Paraná exige que sejam investigadas as responsabilidades do governador Beto Richa (PSDB), do Secretário de Segurança Pública do Paraná Fernando Francisquini, do Comando da Polícia Militar, e do presidente da Assembleia Legislativa deputado Ademar Traiano (PSDB), no massacre que deixou mais de 200 professores e servidores estaduais feridos nesta quarta-feira (29) em Curitiba.

O Paraná não pode aceitar que professores e servidores sejam tratados com absoluta truculência pela Polícia Militar, com uso indiscriminado de balas de borracha, gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, spray de pimenta, cachorros e cassetetes. É preciso apurar de onde partiu a ordem para a ação truculenta da PM e punir os responsáveis.

O massacre contra os professores e servidores protagonizado pelo governo do PSDB mancha de sangue a história política do Paraná. O PT-PR manifesta solidariedade aos educadores que se levantaram contra o autoritarismo, insanidade e tirania do governo Beto Richa e reitera seu apoio incondicional à luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Estado.

Curitiba, 30 de abril de 2015.

Enio Verri

Presidente Estadual do PT”

Da Redação da Agência PT de Notícias