PT convoca luta por direito à saúde e pela vida dos brasileiros

No Dia Mundial da Saúde, amanhã, 7, o Partido dos Trabalhadores, Centrais Sindicais e movimentos sociais promovem eventos para denunciar gravidade da crise sanitária e econômica e reafirmar a luta pela proteção das vidas e dos empregos

Na quarta-feira (7) é comemorado o Dia Mundial da Saúde, em meio à crise sanitária, econômica e humanitária provocadas pela pandemia de Covid-19 que atinge todo o mundo, especialmente o Brasil,  hoje considerado o epicentro da doença, com 330 mil mortos e mais de 13 milhões de casos registrados.

O Partido dos Trabalhadores, por meio do seu Setorial Nacional de Saúde e do NAPP-Saúde, assim como a CUT, demais centrais sindicais e os movimentos sociais divulgaram notas a respeito da data e anunciaram a realização de debates virtuais na quarta-feira para fortalecer a defesa do SUS, dos profissionais de saúde, a proteção dos empregos e a garantia da vacinação para todas e todos.

Em defesa da vida

Em nota divulgada pelo Setorial Nacional de Saúde do PT e pelo Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP-Saúde da bancada do PT na Câmara, o Dia Mundial da Saúde é lembrado como uma homenagem “à ciência, aos profissionais de saúde, pesquisadores e cientistas comprometidos com a vida”. E também com uma manifestação de “solidariedade aos familiares e amigos dos 330 mortos pela pandemia”.

O documento intitulado “Pela Vida da População Brasileira” (íntegra ao final da matéria) denuncia o genocídio praticado pelo governo Bolsonaro e repudia o seu descaso para com a saúde pública, através do desmonte das políticas públicas, além da deterioração da economia, o desemprego e o aumento da pobreza no país.

O Setorial de Saúde do PT e o NAPP-Saúde fazem a defesa do auxílio emergencial de R$ 600,00 enquanto durar a pandemia, como forma de manter o necessário distanciamento social das pessoas, que assim terão condições de ter alimento dentro de suas casas para controlar a disseminação do vírus.

A garantia de “Vacina para Todas e Todos Já”, através da união a toda iniciativa republicana para que a população brasileira tenha acesso aos imunizantes é defendida no documento. Assim como o fortalecimento do SUS com a exigência de que o Congresso Nacional recomponha o orçamento federal no valor de R$ 168,7 bilhões para garantir insumos, testes, leitos de enfermaria e de UTI.

Na quarta-feira (7), o PT realiza a live “Em Defesa do SUS”, às 19 horas, com transmissão pelo Facebook e YouTube da Fundação Perseu Abramo, com a presença da presidenta Gleisi Hoffmann, ex-ministros da Saúde nos governos petistas, médicos e representantes do Setorial de Saúde.

Pela Vida da População Brasileira

Leia abaixo a íntegra da nota do Setorial Nacional de Saúde do Pt e do NAPP-Saúde

“Neste momento em que superamos todos os recordes de aumento de casos e mortes por Covid 19 no Brasil precisamos nos unir para salvar a vida de todas e todos!! No Dia Mundial da Saúde estamos aqui para expor a fragilidade da vida humana, individual e coletiva em todos os cantos do Brasil e elevar as vozes sociais para denunciar aqueles que pretendem aniquilar nossa nação. É preciso dar um basta ao governo Bolsonaro e barrar o genocídio.

Não aceitaremos o descaso que assistimos diuturnamente no desmonte das políticas públicas desse país, a deterioração da economia, o desemprego e o aumento da pobreza.

Os profissionais de saúde e gestores estaduais e municipais merecem todo respeito e apoio para que consigam realizar suas atividades, tão essenciais e fundamentais para reduzir os danos dessa pandemia. Condições de trabalho são fundamentais e suas necessidades precisam ser reconhecidas e identificadas para serem superadas com o apoio dos governos.

No Dia Mundial da Saúde nossas homenagens à ciência, aos profissionais de saúde, pesquisadores e cientistas comprometidos com a vida. Renovamos nosso compromisso em defesa do SUS. E, como não poderia deixar de ser, manifestamos nossa irrestrita solidariedade aos familiares e amigos dos 330 mil mortos.

Seremos incansáveis na defesa da ciência como um bem comum inigualável e norte a ser seguido, em especial para cuidar da vida das pessoas. Negar os caminhos desenhados por ela, tem significado negar a vida, causado sofrimento e danos às pessoas.

Os caminhos e saídas para a crise sanitária, social, econômica e política que protejam nosso país são aqui reafirmadas para o bem comum.

Defendemos a adoção do auxílio emergencial de R$ 600,00, enquanto durar a pandemia, pois só assim as pessoas poderão permanecer em suas casas, com alimentação, cumprindo o necessário distanciamento social, fundamental para controlar a disseminação do vírus, em lockdown de verdade, quando esse for necessário.

Garantir “Vacina para Todas e Todos Já”, assim nos unimos a toda e qualquer iniciativa republicana que permita, de fato, garantir mais acesso aos imunizantes. É fundamental fortalecer as relações internacionais e valorizar e ampliar o Complexo Industrial da Saúde brasileira, com investimentos adequados e parcerias transparentes. Precisamos de sustentabilidade tecnológica.

É preciso garantir ampliação da testagem e diagnóstico precoce que permita rastreio de contatos e melhor adesão à quarentena para diminuição da transmissibilidade. Com amplo    acesso a medicamentos e aos equipamentos necessários ao tratamento de pacientes internados com COVID-19, com a adoção de medidas de regulação estatal necessárias, para transferência de tecnologia, licenciamento compulsório e outras medidas que se impõem para que esses insumos não faltem, num momento tão crítico.

Mais do que nunca é preciso fortalecer os serviços do Sistema Único de Saúde, tão resiliente, e exigir que o Congresso Nacional recomponha o orçamento federal no valor de R$ 168,7 bilhões para garantir insumos, testes, leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva, assim como garantir o atendimento às demais necessidades de saúde do povo brasileiro.

Basta de genocídio. Fora Bolsonaro. Lutaremos (ainda mais) em defesa da vida, pelo direito a saúde a saúde e pela dignidade dos brasileiros e brasileiras!

Setorial Nacional de Saúde do PT – NAPP-Saúde

Chamado global

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, a CUT, demais centrais sindicais e os movimentos sociais também divulgaram nota intitulada “Salvar vidas e proteger o trabalho – Vacinas para todas e todos! Em defesa da quebra de patentes!

O documento destaca a destruição de milhões de empregos, a precarização do trabalho, o aumento da pobreza e da miséria, bem como da desigualdade econômica e social em todo o mundo. Cita a obrigatoriedade de se salvar vidas e reivindica as vacinas como um bem comum da humanidade e que não podem servir para a obtenção de ganhos privados. “É uma obrigação política e moral vacinar toda a população sem discriminação de renda ou nacionalidade”, diz a nota.

As centrais sindicais e os movimentos sociais convocam trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo a se mobilizarem para o Dia Mundial da Saúde para exigir de governos e organismos multilaterais a garantia do acesso à vacinação à toda a população mundial; a quebra das patentes das vacinas; transferência de tecnologias e insumos necessários à produção de vacinas em todas as nacões; universalização do acesso a medicamentos, suprimentos e equipamentos necessários ao tratamento das vítimas da Covid-19; subsídios a todos os tipos de trabalhadores e trabalhadoras, camponeses e empresas familiares, entre outras, que perderam renda e o lançamento de um plano de investimento para recuperação dos milhões de empregos perdigos ou em risco.

E também na quarta-feira (7), às 19 horas, a CUT realiza o debate virtual com o tema Salvar vidas e proteger o trabalho – Vacinas para todas e todos! Em defesa da quebra de patentes!, que contará com a presença de dirigentes da Central e de convidados.